Como recursos audiovisuais têm auxiliado processos seletivos?

Ter processos seletivos melhores garante que os profissionais certos sejam contratados e que os custos na gestão de RH sejam diminuídos, sem comprometer a qualidade. Com isso, a otimização dessa etapa é um objetivo cada vez mais importante, gerando um diferencial competitivo e uma vantagem na hora de escolher os profissionais adequados. Nesse cenário, os recursos audiovisuais se destacam.

As videoconferências são bons exemplos que podem ser empregados para trazer vantagens, tanto para o recrutador quanto para os profissionais. Conhecê-los, portanto, faz toda a diferença para chegar a um processo robusto e que gere bons efeitos.

Para entender melhor qual é o impacto desses pontos nessas etapas, veja a seguir tudo o que você deve conhecer sobre a relação entre os recursos audiovisuais e os processos seletivos!

Como os recursos audiovisuais podem ser empregados no processo?

As etapas seletivas já não precisam ser inteiramente presenciais. Em vez disso, os recursos audiovisuais são de grande ajuda porque permitem uma avaliação completa de cada candidato por meio das videochamadas.

Graças a elas, é possível interagir em tempo real com o candidato, avaliando todas as questões pertinentes, como eloquência, postura gestual, pontualidade, conhecimento e outros fatores.

Com imagem e sons adequados, essa abordagem substitui perfeitamente as etapas iniciais da seleção, gerando uma triagem muito mais efetiva e com maiores chances de sucesso.

Esse é um uso relativamente recente, já que, até pouco tempo atrás, as videoconferências eram possibilidades muito remotas, especialmente para o processo seletivo.

Com isso, tais pontos vêm mudando a forma como a seleção para contratação vem acontecendo, tornando tudo mais prático para todos os envolvidos.

Quais são os benefícios ligados a esse uso?

Por falar no êxito do processo de seleção, o uso desses recursos traz diversas vantagens para qualquer profissional de RH. Com o planejamento correto para aproveitar essas questões, os resultados aparecem rapidamente e ajudam a transformar a forma como as pessoas entram no negócio.

Entre os principais impactos positivos do uso desses elementos, estão:

Maior alcance do processo seletivo

É muito comum que alguns profissionais não participem de certas etapas de seleção por questões meramente geográficas.

Algumas vezes, o candidato tem todas as qualificações necessárias e é a pessoa certa para uma determinada vaga, mas nem sequer se inscreve por estar muito distante de onde acontece a seleção.

Isso é frequente, especialmente, nas primeiras etapas, quando o candidato enfrenta uma competição bem maior. Com opções limitadas, é difícil encontrar o profissional perfeito para ocupar a vaga que está contratando.

Graças aos recursos audiovisuais, isso sofreu uma mudança. Como qualquer pessoa eletiva pode participar, bastando ter acesso à internet de qualidade, o processo seletivo se torna abrangente. Assim, aumentam as chances de encontrar a pessoa certa.

Redução dos custos

Muitas entrevistas realizadas são desnecessárias. Elas não ajudam a conhecer melhor o candidato ou, então, geram a impressão errada, levando a uma contratação incorreta. Isso, é claro, gera gastos para o setor e prejudica a rentabilidade da etapa.

Além disso, há outros custos envolvidos no processo. Com a mobilização de pessoas, como outros funcionários, para organizar o espaço das entrevistas, há uma queda de produtividade em outros setores. Com isso, ocorre uma elevação sobre o que é gasto.

A própria ocupação prolongada e os deslocamentos que são necessários para entrevistar candidatos são questões que aumentam as despesas.

Portanto, recorrer a uma entrevista a distância extingue a necessidade de estrutura e permite a sua realização de forma mais conveniente e econômica.

Otimização do tempo

Se não existe a exigência de criação de uma estrutura específica para realizar a entrevista, é mais rápido fazê-la.

Em primeiro lugar, com os recursos audiovisuais, o processo fica muito versátil e dinâmico. Assim, é possível organizar a agenda com maior facilidade, permitindo o máximo de aproveitamento de tempo.

Inclusive, lacunas na agenda dos profissionais responsáveis podem ser preenchidas com a avaliação de candidatos. É necessário, portanto, gastar um tempo muito menor para lidar com os profissionais e obter as respostas exigidas para decidir. Desse modo, há uma melhoria nos níveis produtivos.

Outra questão é que há uma sensível diminuição no tempo entre a avaliação e a tomada de decisão. Isso torna o processo eficiente e permite que as vagas sejam preenchidas com maior facilidade.

Isso ajuda a manter a equipe sempre completa, diminuindo o acúmulo de funções ou a perda de capacidade produtiva devido à rotatividade.

Possibilidade de gravar entrevistas

Quando o processo seletivo acontece da maneira tradicional, é comum que o entrevistador precise se lembrar, sem ajudas específicas, de informações sobre cada candidato. No máximo, há algumas anotações que pontuam o que foi observado no momento de cada fala.

Dependendo do volume de pessoas, isso pode gerar uma análise imprecisa, além de desperdiçar a chance de reconhecer novos padrões e características que dizem muito mais do que as palavras.

Utilizando os recursos audiovisuais, a gravação de cada entrevista é simplificada, podendo ela ser armazenada e vista novamente quantas vezes forem necessárias. Isso melhora a avaliação de candidatos e, em última análise, favorece a tomada de decisão.

Aumento da participação de outras pessoas no processo

Ter uma seleção que conta com a colaboração de diversos envolvidos é muito benéfico. Considerar as visões e as exigências de vários indivíduos, inclusive dos gestores diretos, é uma forma de escolher os profissionais que estão alinhados com a vaga.

Nesse sentido, a gravação de entrevistas é um recurso muito útil. Graças a ele, é viável compartilhar o processo com várias pessoas, possibilitando que apontamentos e comentários pertinentes sobre o desempenho de cada candidato sejam feitos.

Isso faz com que a decisão seja tomada com a ajuda de múltiplos fatores, aumentando as chances de uma melhor contratação.

Essa é, também, uma maneira de alinhar a comunicação interna e reconhecer adequadamente as necessidades. A partir da expressão das outras partes interessadas, é possível gerar uma atuação muito focada, que resulta na melhor escolha.

Os recursos audiovisuais trazem dinamismo, economia e maior eficiência para os processos seletivos. Com isso, são elementos de grande auxílio e que devem ser considerados em sua estrutura.

Para ter o melhor desempenho com o uso dessas questões, entre em contato com o Compleo e veja como podemos ajudar sua empresa a superar os desafios de RH.


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment