Como realizar uma entrevista por vídeo para área comercial?

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais integrada ao processo de recrutamento e seleção. Nesse cenário, a entrevista por vídeo, com seus diversos benefícios, ganha espaço, visto que a procura por trabalho e novos talentos já é completamente digital — a exemplo dos sites de empregos e portfólios online.

Assim, tal modalidade é uma das tendências quando o assunto envolve processos seletivos. Esse recurso está sendo cada vez mais usado por organizações que desejam conhecer melhor os candidatos, mas não abrem mão de economizar tempo e dinheiro.

Na área comercial, a entrevista por vídeo também vem ganhando destaque. Quer saber como selecionar um colaborador para esse departamento por videoconferência? Então, continue a leitura e confira o conteúdo que preparamos especialmente para você!

Quais são os benefícios da entrevista por vídeo?

Diante de rotinas cada vez mais aceleradas, com compromissos que requerem tempo e dedicação, nada mais eficaz do que desfrutar das vantagens das novas tecnologias para a otimização do dia a dia.

Nesse sentido, por exemplo, a implementação da videoconferência torna possível que a entrevista seja feita de acordo com a disponibilidade do recrutador e do entrevistado, de qualquer lugar. A seguir, veja alguns dos principais benefícios dessa modalidade.

Diminuição de gastos com deslocamentos e outras operações

A redução de custos é uma meta de praticamente todas as empresas. E, por isso mesmo, a entrevista por vídeo tem se mostrado uma grande aliada, já que elimina grande parte das despesas com deslocamento e manutenção de salas para entrevistas, entre outras.

É importante ressaltar que este método é seguro e, ainda, evita o estresse com deslocamentos no trânsito de grandes centros urbanos. Assim, o candidato também usufrui dos benefícios de tal estratégia, já que ele não precisa comprometer recursos próprios com a questão do transporte.

Otimização do trabalho da equipe de RH

Contar com o trabalho de uma mão de obra especializada é muito importante para as organizações. Portanto, otimizá-la significa ter processos mais qualificados e precisos.

No caso das perguntas gravadas, por exemplo, o recrutador pode usar o mesmo material para vários interessados no cargo. Dessa forma, o profissional de RH tem a chance de empregar seu tempo na realização de tarefas que sejam mais estratégicas para a função.

Como proceder?

Primeiramente, é preciso considerar que você tem a possibilidade de fazer a entrevista por gravação ou ao vivo.

No caso de gravação, faça as perguntas voltadas para as competências do cargo e estimule o prazo de resposta para cada uma delas. Depois, encaminhe-as aos candidatos.

Já a entrevista ao vivo, se for a escolhida, acontecerá em tempo real e, por isso mesmo, estará sujeita a imprevistos. Dessa forma, é importante realizá-la em um local adequado, no qual você não possa ser interrompido.

É possível decidir por uma das opções (gravada ou ao vivo) de acordo com os interesses da empresa ou as especificidades do cargo. Não se esqueça, porém, de definir o tempo mínimo e máximo de cada questão.

Um fator a se levar em consideração quando o assunto é entrevista por vídeo é que o candidato, mesmo sendo um profissional de excelência, pode ter dificuldades em se expressar diante de uma câmera. Portanto, caso surjam dúvidas quanto à desenvoltura da pessoa, convide-a para um encontro presencial.

Quais são os recursos disponíveis no mercado?

Os avanços tecnológicos trouxeram várias possibilidades para a entrevista por vídeo. Entre elas, há os recursos tradicionais, como Skype e Google Hangouts, além de ferramentas exclusivas, como o Compleo Vídeo. Nesta última, você pode fazer roteiros de entrevistas e, com isso, avançar ou retroceder o vídeo para os instantes mais pertinentes.

O dispositivo também pode ser usado pelos candidatos a partir de computadores, smartphones e tablets que tenham o sistema operacional iOS ou Android. Outra questão relevante desse recurso é a possibilidade de você verificar cada vídeo e, também, compartilhar o material com mais pessoas na organização, como o gestor do cargo em aberto.

Por seus benefícios, a entrevista em vídeo já é uma realidade nas maiores empresas de todo o mundo, já que se trata de uma alternativa de alta eficiência para a equipe de RH. Nesse sentido, você pode recorrer a companhias especializadas, que são capazes de desenvolver softwares próprios para atender às necessidades específicas do negócio.

Quais perguntas são indispensáveis?

Algumas perguntas são estratégicas na hora de identificar os melhores perfis para a área comercial. Separamos as 7 melhores para você. Acompanhe!

  1. Em quais condições você pegou a carteira de clientes? E como a entregou?
  2. Em quanto tempo esses resultados foram alcançados?
  3. De quantos rankings de vendas você participou e quais foram seus resultados?
  4. O que diferencia você dos demais vendedores?
  5. Qual foi a fase em que você mais prosperou na sua carreira?
  6. Conte qual foi o momento em que você teve uma baixa performance.
  7. O que você faz hoje para entregar um resultado melhor para as empresas?

Como avaliar tais questões na área comercial?

É importante avaliar todo o contexto dos entrevistados — e não apenas as respostas dadas. Na questão que evidencia os resultados, por exemplo, uma coisa é ser o melhor entre três vendedores; outra é se destacar entre mil profissionais.

É preciso fazer a conexão das respostas e formar um quadro maior sobre o que está acontecendo. Somente assim você poderá avaliar as potencialidades do entrevistado.

Quando o assunto envolve resultados, por exemplo, o momento em que o candidato entregou mais provavelmente dará pistas sobre o tipo de produto, o cenário, o target e o canal de venda com o qual ele tem afinidade e prazer em trabalhar.

Veja o exemplo: se o profissional tem cinco experiências profissionais em empresas diferentes e o melhor momento de sua carreira foi naquela que não está alinhada com as outras quatro, provavelmente ele gosta, faz bem ou tem aptidão para tal posição em especial.

Um processo de recrutamento e seleção tem muitas fases que ainda são subjetivas. Portanto, se você souber interpretá-las corretamente, estará mais próximo de escolher o melhor candidato para a área comercial.

Gostou de nosso artigo? Quer saber mais sobre como realizar uma entrevista por vídeo para a área comercial? Então, entre em contato conosco!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment