Como identificar o perfil profissional em uma entrevista de emprego por vídeo

Imagem de capa do post Como identificar o perfil profissional em uma entrevista de emprego por vídeo
Imagem conheça o Compleo

Diferentes perfis profissionais podem ser detectados em candidatos a posições abertas por uma empresa. Detectar essas características é fundamental, especialmente logo no início do processo. Para isso, a entrevista de emprego por vídeo é um dos recursos que mais facilitam o trabalho.

Reações, linguagem corporal, comportamento e até mesmo a construção de ideias ao responder perguntas são alguns fatores a serem observados. De acordo com o que pode ser visto durante a entrevista, é possível traçar um perfil. Quando há o suporte da tecnologia de vídeo, é possível automatizar o trabalho!

Neste conteúdo, você entenderá melhor como funciona o trabalho de identificação do perfil profissional com o auxílio de uma entrevista por vídeo. Confira!

Por que identificar o perfil do profissional no recrutamento e seleção?

Em qualquer processo seletivo, o primeiro ponto é alinhar o trabalho dos recrutadores com aquilo que a empresa busca. Esse perfil técnico é definido justamente para que o candidato esteja dentro dos requisitos de capacitação à posição na companhia.

Essas qualidades passam por perfil comportamental, qualificações acadêmicas, conhecimento em tecnologias necessárias ao cargo, entre outros detalhes. Por conta disso, a empresa que busca um novo colaborador precisa transmitir o que pretende aos recrutadores.

Em meio a um levantamento detalhado, feito junto à contratante, é possível entender profundamente o que o colaborador vai desempenhar na empresa. De acordo com o cargo, é possível listar as qualidades comportamentais e técnicas para ocupar a vaga.

Dispensar essa identificação do perfil profissional abre margem para o erro, que vai gerar o retrabalho. Por conta disso, ter essa expectativa alinhada, antes mesmo do início do processo, evita a captação de profissionais que não estejam adequados às necessidades da empresa. Quanto mais cedo isso for detectado, menor a chance de retrabalho.

Quais são os Impactos dessa identificação para o processo?

Antes mesmo da entrevista de sempre por vídeo, a identificação do perfil profissional traz impactos positivos para todo o processo. Quanto mais curto ele for, menor os custos.

No entanto, para chegar a esse nível de otimização, é necessário ter um alinhamento perfeito com a contratante. Veja os benefícios principais que são conquistados!

Redução do tempo de recrutamento

Processos seletivos não precisam ser muito longos para encontrar o profissional ideal. Se o levantamento inicial for bem detalhado, as chances de ter um perfil bem definido crescem.

A partir disso, a busca se torna mais estratégica e a captação mais filtrada. O resultado natural é que o recrutamento seja mais ágil!

Melhor gestão dos custos do processo

Todo processo seletivo demanda custos e, por isso, cada vez mais, as empresas têm recorrido a tecnologias, como a entrevista de emprego por vídeo. Com um perfil profissional claro, as chances de ter que retomar alguma etapa do processo praticamente não existem.

Somente pessoas adequadas serão chamadas e, assim, o restante do ciclo vai se desenvolver naturalmente.

Como a humanização do RH ajuda a perceber os diferentes tipos de perfil profissional?

Mesmo com a necessidade de uma abordagem técnica e estratégica nas empresas, as particularidades ligadas às pessoas não podem ser ignoradas. O RH, mais do que qualquer outro departamento, tem mostrado uma humanização cada vez maior, o que o capacita para uma análise mais profunda dos profissionais.

Em um processo seletivo, isso é fundamental, especialmente no que diz respeito à cultura organizacional da empresa. Alguém com altas qualificações e perfil técnico de destaque não necessariamente daria certo em uma companhia.

É preciso que esse profissional tenha valores e qualidades pessoais alinhadas ao que a empresa acredita. O trabalho do RH humanizado gira em torno de ter essa percepção apurada, com maior sensibilidade, para projetar como o candidato poderia se adaptar à empresa e sua cultura.

Engajamento tem peso grande

A humanização do RH permite a percepção de que há muito mais do que alguém qualificado tecnicamente no mercado. Um candidato que tem o perfil mais propenso ao engajamento com a empresa tem grande valor atualmente.

O entendimento é que a parte técnica pode ser apurada com treinamentos, enquanto a pessoal é mais complexa. Ela faz parte de sua personalidade e nem sempre isso pode ser adequado.

Como uma entrevista por vídeo pode facilitar esse processo de identificação?

A entrevista de emprego por vídeo é um recurso que têm dado um suporte mais amplo aos processos seletivos. O material gerado com as respostas dos questionamentos pode ser avaliado mais profundamente, e isso traz a percepção detalhada do perfil profissional. Veja a seguir algumas vantagens do recurso!

A entrevista por vídeo deixa o candidato mais à vontade

O link para acessar a página em que o vídeo é gravado é enviado ao candidato que responde todas as perguntas diretamente da sua casa. Ele faz quando quiser, sem ser observado pessoalmente ou em tempo real por alguém. Assim, ele consegue mostrar melhor suas características, sem se sentir excessivamente pressionado.

O fator nervosismo pode ser excluído

O nervosismo sempre terá um peso significativo no comportamento do candidato, e isso atrapalha muito a identificação do real perfil dele. Com o recurso do vídeo, ele pode gravar as suas respostas com maior tranquilidade e com a calma necessária. Isso favorece a percepção do comportamento, sem a influência do nervosismo.

Alguns recursos digitais oferecem uma análise profunda

Ferramentas de entrevista por vídeo, como o Compleo Vídeo, possibilitam uma análise tecnológica diante do comportamento do candidato. O software aponta, de acordo com cada momento do vídeo, quais reações o candidato teve, indicando os sentimentos que ele demonstrou. Isso dá um suporte fundamental à análise dos recrutadores.

Como escolher a ferramenta ideal para fazer uma entrevista de emprego por vídeo?

Primeiramente, o RH da empresa precisa entender em qual contexto sua ferramenta de entrevista de emprego por vídeo se encaixará.

Se a empresa ainda não trabalha com nenhum sistema de recrutamento e seleção, pode ser necessário contar com um software mais completo, nesse caso, o Compleo ATS. Ele cuida de todas as etapas, inclusive das entrevistas por vídeo.

Agora, se a busca é somente por um sistema modular com a opção da entrevista por vídeo, o Compleo Vídeo é independente. Ele pode gerar os diagnósticos e transmitir a outros sistemas. O ideal é saber fazer essa análise do negócio, para então encontrar a opção de ferramenta mais adequada.

A entrevista de emprego por vídeo oferece um suporte fundamental como uma das etapas iniciais para ajudar na identificação do perfil profissional. Assim, sua empresa garante a contratação de alguém alinhado às expectativas, tanto para o cargo quanto para a cultura organizacional.

Entre em contato com o Compleo e entenda melhor como nossas soluções podem ajudar!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados