Como estruturar uma excelente entrevista de seleção

Imagem de capa do post Como estruturar uma excelente entrevista de seleção
Imagem conheça o Compleo

É durante a entrevista de seleção que o candidato tem a possibilidade de apresentar as suas qualidades e demonstrar que é apto para ocupar o cargo. O entrevistador, por sua vez, tem condições de avaliar se efetivamente o candidato é perfeito para a vaga. O recrutador tem ainda um papel muito importante dentro de uma empresa, já que ele é quem abre a porta de entrada do funcionário no rol de colaboradores.

O processo seletivo tem como escopo buscar informações sobre a vida profissional, pessoal, educacional e comportamental dos candidatos. Mas você sabe como fazer uma entrevista excelente?

Para lhe ajudar a conhecer melhor o seu candidato, separamos algumas dicas para entrevistas de seleção. Confira!

Esteja preparado para conversar com o candidato

Antes de uma entrevista de emprego, ler o currículo não é o suficiente. Você precisa esmiuçar as informações trazidas pelo candidato no currículo, buscar referências nos empregos ocupados anteriormente e pesquisar melhor a respeito dos cursos realizados. Também é válido conferir o perfil do candidato nas Redes Sociais. Isso vai lhe ajudar a se preparar melhor para a elaboração das perguntas e condução da entrevista.

Essas perguntas devem ser previamente elaboradas e você deve levá-las para a entrevista de seleção como material de apoio. Se você conhecer o candidato um pouco melhor e estiver preparado para a conversa, a entrevista será muito mais fluída e o aproveitamento muito maior para ambas as partes.

Deixe o candidato confortável na hora da entrevista

A entrevista de seleção costuma ser um momento muito tenso para o candidato, por isso, você como entrevistador precisa deixá-lo à vontade. Você pode começar a entrevista falando sobre assuntos mais leves, para ajudar o candidato a se soltar e se sentir mais tranquilo na sua presença.

A linguagem corporal é uma excelente ferramenta para compreender os sentimentos do possível colaborador. É bom que você, como recrutador, entenda um pouco de linguagem corporal para entender qual o melhor momento para iniciar efetivamente a entrevista e introduzir as perguntas.

Atenção para a apresentação do candidato

A apresentação é um requisito básico de qualquer entrevista de seleção. Neste momento é preciso prestar bem atenção no candidato e analisar se ele está apresentável para a seleção. Os cuidados básicos com apresentação, higiene e vestimentas já dizem muito a respeito da personalidade e do cuidado do candidato com a apresentação pessoal e com o impacto dela na entrevista de seleção.

Você precisa se atentar ao cuidado que o candidato tem com si mesmo, mas é bom ter atenção para não analisar demais e perder um bom candidato por excesso de zelo.

Torne a entrevista de seleção objetiva

A objetividade é muito importante durante uma entrevista de seleção para uma vaga de emprego. Você não necessariamente precisa saber toda vida pregressa do seu candidato, mas pode focar nos aspectos que mais de adéquam à vaga, nos requisitos exigidos e na análise total do candidato.

Alguns recrutadores pecam pelo excesso, realizando entrevistas longas e improdutivas. Por isso seja objetivo nas perguntas e evite informações desnecessárias.

Considere o outro lado

Muitos candidatos estão com outras possibilidades de efetivação em vista, e é na entrevista de seleção que eles vão decidir entre a sua ou alguma outra empresa. É bom considerar o outro lado também e tratar o candidato com atenção. Ele pode ser o profissional perfeito para a sua vaga e, dependendo da condução da entrevista, você pode perdê-lo.

Fique ligado

A entrevista de seleção é um momento de conhecer o seu candidato, mas é também um momento de apresentar a sua empresa. Tenha cuidado especial com as perguntas e lembre-se de ser objetivo. Preste atenção na desenvoltura e no interesse do candidato à vaga e faças as melhores escolhas.

Tecnologia sinônimo de produtividade

A tecnologia é sem dúvida um grande aliado da produtividade, através de um software, você pode registrar o histórico e avaliação de suas entrevistas e resgatar de forma muito fácil no momento mais apropriado, além disso, você também pode associar as entrevistas, diferentes tipos de testes que ajudam ainda mais a agilizar o seu processo seletivo.

E o que falar das entrevistas por vídeo? É claro que elas não substituem uma entrevista presencial em um estágio avançado do seu processo, mas com certeza, podem reduzir significativamente, aquelas entrevistas preliminares desnecessárias, na qual você se baseou somente na análise do CV para decidir envolver um candidato no processo.

Tenha em mente que a tecnologia dos softwares baseados em ATS, podem ajudá-lo e muito.

Pronto! Agora é hora de colocar nossas dicas em prática. Que venham excelentes candidatos e ótimas contratações para a sua empresa. Alguma dúvida ou consideração sobre entrevista de seleção? Deixe um comentário abaixo!

A Arte de entrevistar no recrutamento e seleção

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados