Como e por que usar vídeos no processo de recrutamento e seleção em TI?

Imagem de capa do post Como e por que usar vídeos no processo de recrutamento e seleção em TI?
Imagem conheça o Compleo

Recrutamento e seleção em tecnologia da informação (TI) não é uma tarefa simples para a equipe de Recursos Humanos (RH). Isso porque esses profissionais têm conhecimentos técnicos e específicos que demandam mais tempo no processo seletivo.

O recrutador precisa analisar aspectos comportamentais e de compatibilidade com a cultura da empresa, o perfil do candidato, seus testes psicológicos e outros. Uma forma de melhorar esse processo é uma ferramenta cada vez mais comum no mundo corporativo: a vídeo entrevista.

Neste post, mostramos algumas das vantagens desse recurso no recrutamento e seleção em TI. Entre elas estão a redução e a otimização do tempo e do custo, a qualidade da análise, o aperfeiçoamento do gerenciamento das etapas do processo e a transformação na equipe de RH. Acompanhe!

Redução no tempo de recrutamento

Essa é uma das maiores vantagens do uso dessa ferramenta no processo seletivo. Pode-se agendar a entrevista e fazê-la on-line ou enviar as perguntas ao candidato e pedir que ele grave um vídeo com as repostas. Evitam-se, assim, os custos com deslocamento para ambos, bem como atrasos e faltas.

Otimização do processo

Com o vídeo em mãos, a equipe ganha tempo para fazer as análises necessárias. É possível, ainda, mostrar o material ao responsável e pular etapas presenciais, como as entrevistas inicial e com o gestor — isso representa uma grande economia de tempo, pois, muitas vezes, conseguir um espaço na agenda do gerente de TI é difícil.

Identificação do fit cultural

Quando se faz o processo de recrutamento e seleção em TI com o auxílio de vídeo, fica mais fácil observar se o candidato é compatível com a cultura organizacional da companhia e se suas características comportamentais condizem com o perfil da vaga.

Afinal, não adianta contratar um excelente profissional (em termos de capacitação técnica) se ele não for capaz de se comunicar de maneira adequada e eficiente com seus colegas de trabalho, por exemplo.

Aperfeiçoamento das etapas do processo

Um gestor de RH precisa de tempo para liderar a equipe e dar suporte a todos os colaboradores da empresa. Quando se melhora o gerenciamento das etapas de recrutamento e seleção em TI, ganha-se mais tempo para a execução de outras tarefas estratégicas importantes para a organização.

Transformação da equipe de RH

Ao treinar a equipe de forma que ela entenda o valor agregado desse tipo de ferramenta, os colaboradores ficam mais motivados e engajados, bem como mais disponíveis para desenvolver suas atividades.

Afinal, não há nada como ter profissionais em sintonia para que a execução das tarefas flua. Assim, não há a necessidade de horas extras, eliminam-se as agendas lotadas e evitam-se os deslocamentos desnecessários.

Adquirir um software especializado no processo de recrutamento e seleção em TI é uma necessidade dos tempos atuais. Isso porque ele permite fazer essa atividade em menos tempo sem perder a qualidade e a credibilidade durante o processo.

Quer saber mais sobre essa possibilidade? Entre em contato com nossos especialistas e saiba como podemos ajudá-lo com recursos que facilitarão os processos de RH na sua empresa.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados