Como é feito a seleção e recrutamento online?

Não é novidade que as empresas utilizam a internet para divulgar suas ofertas de cargos. E com a era digital, os antigos anúncios de jornal deram lugar a portais online. As redes sociais também se tornaram uma importante ferramenta de busca e as próprias empresas também adotaram bancos de talentos virtuais.

Com isso, a interação entre candidatos e empresas ganhou rapidez, e nada mais justo que os processos de seleção e recrutamento online também ampliem seu espaço, com a utilização de recursos digitais que permitam a realização das seletivas independentemente da geolocalização dos profissionais.

Por meio dessas ferramentas, o setor de RH pode realizar uma logística muito mais eficiente e menos custosa, além de conseguir integrar todos os recrutadores e promover uma comunicação com menos falhas.

Para que você entenda melhor como funciona o processo de seleção e recrutamento online, preparamos este post especial. Acompanhe as próximas linhas!

Como funciona o recrutamento online?

Entende-se por recrutamento online quando a principal (ou única) forma de contato entre a empresa e os candidatos em um processo seletivo é a internet. Isso acontece desde o anúncio do posto de trabalho até as últimas entrevistas.

Em tese, todas as etapas da seleção online podem acontecer virtualmente, por meio uma plataforma à qual o candidato tenha acesso. Sua empresa pode adotar as avaliações que desejar e, inclusive, automatizar muitas dessas fases.

Testes de personalidade, provas de raciocínio lógico, exames de proficiência em línguas, avaliações de conhecimento técnico e entrevistas por vídeo são algumas das alternativas que podem acontecer virtualmente.

No entanto, antes de implantar essa mudança no RH da sua empresa, estude as necessidades da organização. Com que frequência novos funcionários são contratados? Como é a rotina da equipe responsável por essa tarefa? Quais são os custos que você precisa reduzir? Sua equipe e os gestores da empresa estão preparados para esse novo estilo de recrutamento?

Em face de tal mudança, é preciso que os profissionais estejam alinhados de maneira que a comunicação torne-se mais eficiente. Nesse sentido, três fatores são primordiais: comunicação adequada, acompanhamento ininterrupto e boas ferramentas digitais de gestão. À medida que todos esses detalhes forem apurados, você conseguirá escolher quais etapas do recrutamento online quer incluir no seu sistema.

Como as plataformas de recrutamento favorecem a criação de processos seletivos personalizados, é possível implantar mecanismos que apontem não apenas os melhores perfis de candidatos, mas também gerem estatísticas a fim de orientar os recrutadores para as melhores tomadas de decisão.

Como ganhar eficiência nessa estratégia

Para que a implementação de processos de seleção e recrutamento online dê certo, é preciso que você estabeleça uma estratégia que leve em consideração as seguintes premissas.

Planejamento

É necessário que o processo de seleção e recrutamento online ganhe um DNA digital. Isso significa desenhar um planejamento que digitalize todos os critérios de oferecimento dos cargos, workflow de aprovação e, consequentemente, envolva diretamente recrutadores e gestores nesse novo paradigma empresarial.

Atração

Para captar inscritos, sua empresa deve pulverizar os cargos oferecidos em todas as ferramentas digitais possíveis: sites, redes sociais, portal institucional etc.

Seleção

Adote sistemas online e plataformas de recrutamento para a realização de todas as etapas desejadas (sobre as quais falaremos a seguir). Dessa forma, você consegue os resultados desejados e evita falhas que possam prejudicar o andamento da estratégia.

Análise

Com a integração de todos esses dados, a análise das informações, tanto globais quanto individuais, torna-se muito mais acertada e centralizada. Isso facilita a comunicação da equipe gestora do processo e melhora a perspectiva sobre os candidatos.

Gestão

A gestão será responsável por controlar todo o andamento do processo: número de postos abertos, etapas da seleção, performance dos recrutadores, comunicação com os candidatos, prazos etc.

Quais são as etapas da seleção e recrutamento online?

A definição das etapas de seu processo seletivo depende dos quesitos necessários para o preenchimento da oferta. Obviamente, cargos de maior complexidade, que exijam profissionais altamente preparados, devem conter critérios muito mais específicos e talvez um maior número de eliminatórias em relação a postos de base.

Portanto, o planejamento detalhado é essencial. Na hora de definir como esse processo será realizado, você precisa levar em conta alguns aspectos. Primeiramente, avalie a urgência de preenchimento do cargo, trace o perfil do candidato e determine a equipe envolvida na seleção. Depois disso, você deve dar o próximo passo: determinar as etapas de avaliação. Confira a seguir.

Cadastro online de conteúdos profissionais

Muitas empresas optam por uma triagem online de dados e informações como ponto de partida para a seleção. Essa é uma excelente forma de manter dados de candidatos atualizados e eliminar a duplicidade de informações.

Além disso, sua empresa pode segmentar cada perfil profissional de acordo com os nichos de interesse, bem como realizar busca por palavras-chave ou características comuns. Como os dados são preenchidos online, o sistema gera essas informações automaticamente, de acordo com as configurações predeterminadas.

Análise de redes sociais

Atualmente, é possível verificar o perfil de candidatos nas redes sociais. O LinkedIn, por exemplo, que é a maior rede social profissional do planeta, é uma boa forma de conferir experiências e recomendações. Algumas empresas acessam até mesmo perfis em outras redes, como Facebook e Twitter, para analisar a postura e os interesses dos candidatos.

Testes de conhecimento

Sua empresa pode determinar os testes de conhecimento que desejar como caráter eliminatório dos processos seletivos. É muito comum haver desde testes de conhecimento geral e idiomas até mesmo avaliações sobre conhecimentos específicos da área de atuação dentro da empresa e questões institucionais.

Os resultados e notificações de aprovação ou reprovação aos candidatos também podem ser automatizados, o que elimina o tempo destinado à comunicação analógica com cada participante.

Entrevistas por meio de plataformas de vídeo

Essa é uma das melhores opções disponíveis no mercado para realizar um recrutamento com sucesso. Com a entrevista em vídeo, a empresa fica muito mais próxima do entrevistado e pode avaliar melhor os critérios. Assim como na entrevista presencial — que não será descartada —, é possível observar detalhes importantes como a comunicação, o tom de fala e a postura corporal.

Uma plataforma muito utilizada é o Skype, mas já existem softwares voltados especificamente para essa função e que são muito mais eficazes. Com eles, sua equipe pode gravar a entrevista para que os gestores façam uma análise mais detalhada posteriormente. Sua integração aos sistemas internos da empresa — como um ERP — é simples e a utilização é muito prática.

Existe ainda a opção de os candidatos gravarem previamente vídeos com respostas a determinados questionamentos. Esses vídeos são postados na plataforma de seleção e podem ser analisados por cada recrutador.

Softwares de análise comportamental

Depois da entrevista em vídeo, é ideal complementar a decisão com um software de análise comportamental. Essa ação ajuda a empresa a reduzir custos e prejuízos com contratações erradas e a reconhecer melhor o perfil de quem se candidata.

Após isso, enfim, pode ser agendado um encontro presencial para conhecer pessoalmente o candidato e confirmar as expectativas geradas até então.

Quais são os benefícios desse método?

Economia de tempo e dinheiro. Essas são as palavras-chave para começar a pontuar os benefícios de um recrutamento online. Com recursos audiovisuais, a aprovação das informações ocorre muito rapidamente, pois as perguntas são objetivas e preparadas em roteiro.

O uso do telefone é praticamente eliminado. Aliás, ele se torna insuficiente no processo, pois não permite observar como o candidato se comporta. Nesse sentido, o melhor mesmo é o contato através da tela do computador.

Por vezes, entrevistas presenciais são feitas durante dias e até semanas, pois os horários devem ser encaixados tanto para recrutadores quanto para entrevistados. No recrutamento online por vídeo, é muito mais fácil fazer essas adaptações e ainda conversar com um número bem maior de interessados.

Ser social e ambientalmente responsável é um enorme diferencial para as empresas hoje em dia. Virtualizar a seleção significa economizar papel, evitar impressões desnecessárias e produzir menos lixo para ser descartado.

Por fim, deve-se considerar o fato de que as informações são armazenadas de forma segura e sigilosa. Caso um candidato não seja adequado para o cargo em questão, a gravação de sua entrevista poderá ser arquivada para análise em seleção futura em que seu perfil se encaixe, poupando ainda mais tempo.

Quais cuidados devem ser tomados no processo?

Para evitar erros no processo de seleção e recrutamento online, você precisa tomar alguns cuidados.

Garanta boa experiência ao candidato

Você deve encarar o candidato como um cliente, afinal de contas, a imagem da sua empresa está em jogo. Sendo assim, proporcione a ele uma boa experiência no processo online.

Se sua plataforma for difícil de usar, não tiver um design responsivo e dinâmico e não gerar bons e rápidos feedbacks, há grandes chances de você ter resultados ruins. Por isso, desenhe corretamente sua seleção e invista nas melhores tecnologias.

Saiba ler e cruzar dados virtuais

O meio digital fornece uma infinidade de dados importantes para seu processo seletivo. Assim, não deixe de trabalhar esses dados por meio de relatórios automáticos que lhe ofereçam uma visão global do status de sua seleção e do perfil de profissionais inscritos.

Automatize o que for possível

Já que você está usando recursos digitais, é possível automatizar boa parte das etapas do processo. Com isso, você elimina erros básicos de comunicação e duplicidade de informações e corre menos risco de perder candidatos por conta de lacunas que ocorrem em ações manuais.

Tenha uma gestão digital

O pensamento digital precisa fazer parte da sua equipe gestora. Se houver inabilidade de gerir o processo de seleção e recrutamento online, sua organização acabará perdendo tempo e dinheiro e não terá os resultados desejados.

Lembre-se de que os candidatos estão cada vez mais voláteis e disputados pelo mercado. Ganha a empresa que estiver mais bem preparada para recebê-los. Isso também é competitividade.

Para que você possa inovar em seus processos e garantir boa gestão de pessoas, é fundamental contar com empresas de larga experiência em seleção e recrutamento online e entrevistas por vídeo, como é o caso do Compleo. Suas tecnologias possibilitam contratar profissionais de maneira simples e fácil, dão inteligência à gestão e ainda proporcionam economia de tempo e dinheiro.

Que tal começar a digitalizar seus processos seletivos agora? Acesse o site do Compleo e veja como aplicar essas soluções em sua empresa.


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment