Como é feito a seleção e recrutamento online?

Dentre as diversas funções do setor de Recursos Humanos, a que abrange a seleção e o recrutamento de candidatos é uma das mais complexas. É preciso ganhar tempo na realização das entrevistas e utilizar ferramentas que identifiquem o perfil dos candidatos de maneira objetiva. Uma das possibilidades é usar programas e softwares que fazem recrutamento online com segurança e eficiência.

Em alguns casos, vários gestores e outros colaboradores responsáveis precisam estar envolvidos na escolha do profissional. Em outros, os candidatos moram longe ou não conseguem um horário livre para se deslocarem até a empresa. Sendo assim, a tecnologia tem sido uma ótima opção para otimizar e aperfeiçoar esses processos.

Pensando nisso, preparamos este artigo para que você entenda melhor como funciona a seleção e o recrutamento de candidatos online. Boa leitura!

Como se adaptar a essa mudança?

Na vida pessoal, encontros casuais não acontecem mais com tanta frequência quando queremos conhecer alguém. O mesmo vale para o âmbito profissional: não faltam alternativas para entrar em contato com futuros colaboradores de modo prático e rápido.

Antes de implantar essa mudança no RH da sua empresa, estude as necessidades da organização. Com que frequência novos funcionários são contratados? Como é a rotina da equipe responsável por essa tarefa? Quais são os custos que você precisa reduzir?

À medida que apurar todos esses detalhes, você conseguirá escolher quais etapas do recrutamento online quer incluir no seu sistema. Várias opções estão disponíveis nas mais diversas plataformas e você também deve definir quanto quer investir nessa mudança.

Quais são as etapas do recrutamento online?

Sem dúvidas, poupar tempo é o principal objetivo de uma empresa que recorre ao recrutamento online. Na hora de definir como esse processo será realizado, você precisa levar em conta alguns aspectos. Primeiramente, avalie a urgência de preenchimento do cargo, trace o perfil do candidato e determine a equipe envolvida na seleção. Depois disso, você dará o próximo passo: determinar as etapas de avaliação.

Cadastro online de conteúdos profissionais

Muitas empresas optam por uma triagem online de dados e informações como ponto de partida para a seleção. Essa é uma excelente forma de manter dados de candidatos atualizados e eliminar a duplicidade de informações.

Análise de redes sociais

Atualmente, é possível verificar o perfil de candidatos nas redes sociais. O LinkedIn, por exemplo, que é voltado para o âmbito profissional, é uma boa forma de conferir experiências e recomendações. Algumas empresas acessam até mesmo perfis em outras redes como Facebook e Twitter para analisar a postura e os interesses dos candidatos.

Entrevistas através de plataformas de vídeo

Essa é uma das melhores opções disponíveis no mercado para realizar um recrutamento com sucesso. Com a entrevista em vídeo, a empresa fica muito mais próxima do entrevistado e pode avaliar melhor os critérios. Assim como na entrevista presencial — que não será descartada —, é possível observar detalhes importantes como a comunicação, o tom de fala e a postura corporal.

Uma plataforma muito utilizada é o Skype, mas já existem softwares voltados especificamente para essa função e que são muito mais eficazes. Com eles, sua equipe pode gravar a entrevista para que os gestores façam uma análise mais detalhada posteriormente. Sua integração aos sistemas internos da empresa é simples — como um ERP — e a utilização é muito prática.

Testes de conhecimento

O que o candidato sabe sobre a sua empresa? O que ele conhece sobre a função que vai exercer? Essas perguntas podem ser respondidas através de testes de conhecimentos, facilmente programados para que o entrevistado responda pelo computador ou smartphone.

Softwares de análise comportamental

Depois da entrevista em vídeo, é ideal complementar a decisão com um software de análise comportamental. Essa ação ajuda a empresa a reduzir custos e prejuízos com contratações erradas e a reconhecer melhor o perfil de quem se candidata. É claro que nada substitui uma conversa pessoal, mas todas essas etapas ajudam a afunilar possibilidades.

Quais são os benefícios desse método?

Economia de tempo e dinheiro. Essas são as palavras-chave para começar a pontuar os benefícios de um recrutamento online. Com recursos audiovisuais, a aprovação das informações ocorre muito rapidamente, as perguntas são objetivas e preparadas em roteiro.

O uso do telefone é praticamente eliminado. Aliás, ele se torna insuficiente no processo, pois não permite observar como o candidato se comporta. Nesse sentido, o melhor mesmo é o contato através da tela do computador.

Por vezes, entrevistas presenciais são feitas durante dias e até semanas, pois horários devem ser encaixados tanto para recrutadores quanto para entrevistados. No recrutamento online por vídeo, é muito mais fácil fazer essas adaptações e ainda falar com um número bem maior de interessados.

Ser social e ambientalmente responsável é um enorme diferencial para as empresas hoje em dia. Virtualizar a seleção significa economizar papel, evitar impressões desnecessárias e produzir menos lixo para ser descartado.

Por fim, deve-se considerar o quanto as informações são armazenadas de forma segura e sigilosa. Caso um candidato não seja adequado para o cargo em questão, a gravação de sua entrevista poderá ser arquivada para análise em seleção futura em que seu perfil se encaixe, poupando ainda mais tempo.

Quais cuidados devem ser tomados no processo?

Você já deve ter percebido que recrutar pela internet é uma ótima alternativa para as empresas. Porém, não deixa de ser uma ação impessoal e alguns cuidados são essenciais para obter resultados satisfatórios.

Lembre-se de que a internet possibilita ocultar dados relevantes. Por mais que você leia ou converse com o candidato por vídeo, ele pode deixar informações cruciais de fora. Para evitar isso, planeje bem como será feita a entrevista e veja quais são os pontos primordiais a serem abordados.

Inove em seus processos e garanta uma boa gestão de pessoas. O treinamento da equipe de RH para a utilização dos softwares também é essencial, pois ela precisa ter uma experiência completa de contato com o entrevistado.

O que você achou dessas novas técnicas para recrutamento online? Que tal começar a aplicá-las na sua empresa? Caso ainda esteja em dúvida, recomendamos que leia também o artigo “O que a usabilidade e tecnologia têm a ver com Recrutamento e Seleção”.

About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment