Como abordar candidatos pelo Linkedin

O LinkedIn é uma rede social focada em negócios e serve como excelente ferramenta para encontrar profissionais dos mais diversificados mercados e com as mais variadas qualificações e habilidades. A rede social tem sido cada vez mais utilizada entre os recrutadores para abordar candidatos, já que esta ferramenta é muito ampla e facilita a realização de contatos.

Se você está recrutando profissionais para uma vaga, vale muito a pena acessar o LinkedIn e fazer uma pesquisa na rede. É de grande valia conhecer as formas de pesquisa disponibilizadas pelo site, inclusive as opções de busca avançada. Quando você aprender e entender o funcionamento da rede vai ficar muito mais fácil encontrar quem precisa.

Uma vez encontrados os profissionais que agradam, se dá início ao processo de abordagem, e é a respeito disso que conversaremos aqui!

Analise o perfil após a identificação

Após identificar o perfil do candidato que mais se encaixa na sua vaga, é importante fazer uma análise mais aprofundada do perfil. Verifique, por exemplo, se o usuário disponibiliza informações como e-mail e telefone. Se o profissional tiver um site ou blog, acesse o conteúdo e as informações contidos nesta página, pois elas podem lhe ajudar a compreender melhor o perfil e a maneira como você deverá abordar o candidato.

Participe dos grupos que a pessoa faz parte

Uma ideia é integrar-se aos grupos dos quais a pessoa faz parte. Essa pode ser uma excelente forma de analisar o perfil antes da abordagem. O grupo também pode ser uma porta de entrada, já que indica interesses e experiências profissionais em comum, o que pode justificar o contato do recrutador para o candidato.

Envie um pedido de conexão

O pedido de conexão é um pedido de contato para integrar a rede de profissionais da pessoa. Neste pedido você pode enviar uma mensagem sem entrar em grandes detalhes. Um excelente exemplo de mensagem que pode ser enviada neste contato inicial é: “Sou (seu nome) e gostaria de apresentar minha empresa e conversar a respeito da sua carreira e das suas projeções futuras em termos de trabalho. Acredito que tenhamos alguns pontos em comum e podemos contribuir profissionalmente um com o outro”.

Mensagem via InMail:

As mensagens via InMail estão disponíveis nas opções de contas avançadas, e segundo o próprio LinkedIn, elas têm elevada taxa de resposta pelos profissionais da rede. Experimente abordar seus candidatos dessa forma. É profissional e é preciso.

O InMail é uma forma de se comunicar com credibilidade, além de oferecer a vantagem de enviar o perfil da vaga em anexo. Se você está em busca de novos perfis de candidatos, é uma ferramenta muito útil para causar uma boa impressão, no momento certo.

O Recrutamento via LinkedIn é apenas o começo

Os primeiros contatos e mensagens trocadas são apenas o início do contato entre o recrutador e o candidato. Após trocar mensagens, você pedir o telefone do candidato e o e-mail (caso ele já não esteja disponível no site). Após esses contatos iniciais, as entrevistas podem ser agendadas e novas conversas entre o recrutador e o candidato podem acontecer.

Para fechar, destacamos que com a versão paga do LinkedIn, o recrutador tem mais possibilidades de abordagem dos profissionais, já que ali se encontram recursos específicos que permitem acesso a candidatos com perfil mais enquadrados na vaga, razão pela qual esta é uma excelente opção para quem tem o recurso.

Estas são algumas práticas para você recrutar através do LinkedIn. Caso tenha alguma dúvida, ou observação, interaja com um comentário!

 

Vídeo sobre Redes Sociais para recrutamento

Vídeos sobre Redes Sociais para recrutamento


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment