ATS: muito mais que Banco de Dados do seu RH

Um dos departamentos mais importantes dentro de uma empresa é o setor de RH. Dependendo do tamanho da empresa, às vezes esse setor é inexistente, sendo feito pelo próprio gestor. Já, quando é uma empresa de grande porte, existe um número vasto de profissionais para atender as necessidades dos funcionários.

Independente do tamanho da empresa, nos dias atuais é sempre necessário o auxílio da tecnologia para gerenciar cada setor e com o RH não é diferente. O ATS é um software que foi criado para auxiliar empresas a gerenciar seus processos seletivos e base de candidatos e ter mais organização, segurança e informações claras e objetivas sempre a mão, de uma forma simples, rápida e eficiente.

Mas, afinal, o que é ATS?

ATS é a sigla para a palavra em inglês Applicant Tracking System. Ele é conhecido no Brasil por sistema ou software de Recrutamento e Seleção. Através do ATS, empresas de todos os ramos e portes podem fazer recrutamento e seleção com muito mais precisão do que em formas mais antigas de seleção.

Mas quais os benefícios de um sistema ATS em relação a outros sistemas? Os softwares como o ATS são caros em implementação? Vamos entender um pouco como o sistema ATS funciona e pode trazer mais vantagens para o seu negócio.

O ATS em números

Em 4 anos, mais de 10 mil empresas, entre elas startups, tiveram um faturamento de mais de 2 bilhões de reais e o sistema ATS ajudou muitas dessas empresas a recrutar e selecionar os melhores candidatos. Isso porque este sistema é um importante parceiro na hora de gerenciar talentos e retê-los.

Através de gráficos, perfis e testes, o Sistema ATS consegue definir quem são os candidatos mais preparados para as vagas que sua empresa exige. Isso nos mostra que o sistema ATS é mais prático e eficiente que sistemas tradicionais de recrutamento e seleção, como agências e sites de empregos, por exemplo.

O Software ATS já foi comprovado como o mais eficiente nos setores de RH, segundo o The Boston Consulting Group dos Estados Unidos. Para os bons resultados, três pontos foram primordiais para colocar o Sistema ATS como grande sucesso: a forma como o software ATS afeta o negócio trazendo mais receita, a baixa no turnover e a economia em recursos.

Ou seja, o Sistema ATS define os melhores profissionais para a empresa e a taxa de turnover se torna baixíssima, economizando os recursos para direitos trabalhistas no caso de desligamentos e um aumento na receita, já que o profissional possui grande valor no mercado e se torna vantajoso para corporação.

O Sistema ATS é sem dúvida um software de gestão de pessoas que trás praticidade para a empresa, na hora de definir os melhores profissionais, além de economizar tempo e dinheiro e trazer mais valor tanto financeiro como de qualidade em profissionais e projetos.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o sistema ATS? Leia outros artigos nossos sobre o assunto e aposte nessa ideia!


About

Leave Comment