Aprenda a adequar sua empresa às novas exigências do eSocial

Imagem de capa do post Aprenda a adequar sua empresa às novas exigências do eSocial
Imagem conheça o Compleo

O eSocial foi responsável por uma grande revolução no departamento pessoal das empresas, pois suas mudanças condicionaram os empregadores a investir em novas ferramentas e a capacitar os profissionais para enfrentar as exigências que o sistema inseriu nas atividades do setor.

No início do mês de julho, o governo anunciou a modernização do sistema, com a promessa de simplificar a ferramenta e torná-la mais acessível e amigável, facilitando o envio das informações e desburocratizando as tarefas obrigatórias.

Se a sua empresa precisa se adaptar às novas mudanças, neste conteúdo vamos informar sobre as alterações que acontecerão no eSocial e como as organizações devem se preparar para não sofrer impactos nos processos do RH. Confira!

Mudanças no eSocial

No anúncio feito em julho deste ano, o Secretário Especial de Previdência e Trabalho anunciou que o eSocial, que hoje conta com apenas um módulo, terá duas divisões a partir de janeiro de 2020:

  • Módulo 1: ambiente que hospedará as informações trabalhistas e previdenciárias;
  • Módulo 2: ambiente que hospedará as informações tributárias.

Após realizar uma pesquisa com desenvolvedores e usuários, os órgãos do governo identificaram problemas que dificultam o manuseio do sistema. A partir disso, alguns campos considerados redundantes e desnecessários serão eliminados. Foram sugeridas as seguintes mudanças:

  • utilização tabela padrão de rubricas;
  • eliminação de tabela de cargos, funções e horários;
  • exclusão de campos opcionais, como o número de documentos pessoais.

Com essa reforma prevista para o início de 2020, a intenção do órgão continuará sendo:

  • desburocratização do sistema;
  • eliminação de campos desnecessários e pontos de complexidade;
  • modernização e simplificação do sistema;
  • continuidade das informações;
  • respeito pelo investimento realizado por empresas e profissionais.

Cronograma de implantação e grupos de empresas

As adequações do sistema acontecerão gradativamente a partir de setembro/2019. Portanto, cada empresa precisa ter conhecimento sobre o grupo em que se encaixa e quais os prazos estipulados para realizar sua adequação, afim de se prevenir contra eventuais multas.

Grupo 1

Compreende empresas com faturamento acima de R$ 78.000.000 no ano de 2016. As fases e os prazos de entrega são os seguintes:

  • fase 1: cadastro do empregador e tabelas — janeiro a fevereiro/2018;
  • fase 2: cadastro dos trabalhadores e eventos não periódicos — março a abril/2018;
  • fase 3: eventos de folha (periódicos) — julho/2018;
  • fase 4: DCTFWeb (substituição da GFIP para contribuições previdenciárias) — agosto/2018;
  • fase 4: DCTFWeb (nova GRFGTS – fim da GFIP para GRF e GRRF) — a definir;
  • fase 5: eventos SST — janeiro/2020.

Grupo 2

Empresas que faturaram em 2016 até R$ 78.000.000 e que não optaram pelo Simples Nacional em 01/07/2018 estão com os seguintes prazos:

  • fase 1: cadastro do empregador e tabelas — 16 de julho a setembro/2018;
  • fase 2: cadastro dos trabalhadores e eventos não periódicos — outubro/2018;
  • fase 3: eventos de folha (periódicos) — janeiro/2019;
  • fase 4: DCTFWeb (substituição da GFIP para contribuições previdenciárias) — abril/2019 (faturamento > 4,8 milhões) e outubro/2019 (faturamento < 4,8 milhões);
  • fase 4: DCTFWeb (nova GRFGTS – fim da GFIP para GRF e GRRF) — a definir;
  • fase 5: eventos SST — julho/2020.

Grupo 3

Entidades que optaram pelo Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e organizações sem fins lucrativos:

  • fase 1: cadastro do empregador e tabelas — 10 de janeiro a fevereiro/2019;
  • fase 2: cadastro dos trabalhadores e eventos não periódicos — abril/2019;
  • fase 3: eventos de folha (periódicos) — janeiro/2020;
  • fase 4: DCTFWeb (substituição da GFIP para contribuições previdenciárias) — abril/2020;
  • fase 4: DCTFWeb (nova GRFGTS – fim da GFIP para GRF e GRRF) — a definir;
  • fase 5: eventos SST — janeiro/2021.

Grupo 4

Composto pelos entes públicos e organizações internacionais:

  • fase 1: cadastro do empregador e tabelas — janeiro/2020;
  • fase 2: cadastro dos trabalhadores e eventos não periódicos — a definir;
  • fase 3: eventos de folha (periódicos) — a definir;
  • fase 4: DCTFWeb (substituição da GFIP para contribuições previdenciárias) — a definir;
  • fase 4: DCTFWeb (nova GRFGTS – fim da GFIP para GRF e GRRF) — a definir;
  • fase 5: eventos SST — julho/2021.

Adequação às novas exigências

Embora o eSocial não seja novidade no ambiente corporativo, as mudanças exigirão que as empresas se adaptem à alguns processos para que todas as etapas avancem de forma positiva e efetiva. 

Apesar da afirmação do governo de que todos os custos com a implantação do sistema e a capacitação dos funcionários feitos pelas instituições não serão perdidos, algumas medidas tornam-se necessárias.

Estudar a empresa

Para facilitar todo o trabalho e torná-lo mais eficiente, é importante conhecer as características do negócio, pois o eSocial não afeta somente o setor de Recursos Humanos, mas todas as áreas da empresa, podendo impactar diretamente no clima, no cronograma do RH e na cultura organizacional.

Esse diagnóstico inicial vai sinalizar qual o grau de dificuldade dessa adaptação e quais passos deverão ser tomados para que os impactos sejam reduzidos.

Capacitar as equipes

Mesmo com todo o investimento já atribuído no início da implantação do sistema em 2016, as empresas devem atualizar os colaboradores quanto às novas mudanças, desenvolvendo treinamentos internos, se apropriando de uma comunicação clara e objetiva sobre o tema, além de ouvir os profissionais, visto que são eles os principais atingidos pelas alterações.

É importante montar uma equipe capaz de analisar profundamente as necessidades, com o intuito de minimizar os erros e garantir que todos atuem com segurança na ferramenta e cumpram os prazos determinados.

Automatizar os processos

Além de oferecer treinamentos, é importante que a organização adquira soluções tecnológicas de qualidade para facilitar a transição. Contar com softwares capazes de simplificar a rotina tornam as equipes de RH mais motivadas, engajadas e produtivas, mesmo com todas as dificuldades que possam surgir nessa transição.

O departamento pessoal das empresas é a parte burocrática do setor de Recursos Humanos, pois lida com folha de pagamento, benefícios, impostos e muitas outras atribuições indispensáveis para o funcionamento do negócio. Portanto, essa é a área que deve ter toda a atenção quando ocorre alguma mudança como essa.

O eSocial, mesmo com todas as reivindicações por parte dos empregadores, se tornou uma realidade e uma obrigação, pois o sistema foi criado para reprimir infrações por parte das empresas com relação ao que consta na CLT.

Com tantos processos burocráticos, a proposta é facilitar o uso da ferramenta, de modo que as empresas consigam prestar as contas necessárias ao governo. Portanto, adaptar-se ao novo modelo do eSocial deve constar no cronograma corporativo, para que a empresa permaneça em dia com as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias, sem a iminência de sofrer com multas e penalidades previstas em Lei.

Essas informações foram úteis? Se deseja aprofundar seu conhecimento, temos aqui um ótimo conteúdo para continuar as leituras sobre Recursos Humanos. Não deixe de conferir!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados