Análise de emoções com IA: veja sua aplicação em recrutamento e seleção

Os processos seletivos estão mais evoluídos e sua principal finalidade é encontrar o perfil adequado, principalmente compatível à cultura organizacional. Além das habilidades técnicas, as atitudes comportamentais têm um grande peso nas decisões dos recrutadores. Para auxiliar nessa etapa, uma ferramenta que está sendo utilizada com muito sucesso pelo RH das empresas é a análise de emoções com IA.

Com tantas funcionalidades que a inteligência artificial introduz em nosso dia a dia, utilizá-las para selecionar pessoas é uma grande ajuda para que os processos se tornem mais ágeis e efetivos, transformando a rotina das equipes e favorecendo a produtividade e eficiência dos profissionais.

Neste post, vamos conhecer como a IA pode ser aplicada no recrutamento e seleção, analisando as emoções dos profissionais e melhorando a experiência dos candidatos e o trabalho do RH. Não perca a leitura!

O que é inteligência artificial?

Essa é uma parte da ciência da computação criada a partir da combinação de algoritmos — sequência de instruções que orientam o funcionamento de um software — e dados coletados. A partir de uma programação prévia, com os códigos dessas variáveis, o sistema processa as informações e determina como a máquina deverá agir. Os chatbots — atendentes virtuais — são um ótimo exemplo de IA aplicado ao nosso dia a dia.

O que é a análise de emoções pela inteligência artificial?

Agora que entendemos sobre a IA, vamos conhecer sua história na análise das emoções. Um famoso psicólogo chamado Paul Ekman explica que quando mentimos ou tentamos esconder nossas emoções, independentemente da cultura, as expressões faciais e corporais nos denunciam, por meio de gestos e posturas às vezes imperceptíveis aos olhos humanos.

Para isso os algoritmos são treinados, com milhões de imagens que captam microexpressões na face da pessoa para gerar a emoção correspondente. Com um percentual de confiabilidade acima de 85% o sistema tem cada vez mais adesão no mundo dos negócios.

Como é feita a análise de emoções com IA?

O sistema funciona da seguinte forma: ao captar a expressão facial da pessoa, suas microexpressões são automaticamente analisadas de acordo com o banco de dados disponível. Dessa forma, é possível identificar se ela está feliz, triste, surpresa assustada, espantada, com medo, raiva, nojo, em dúvida etc. Dependendo da sua finalidade, o sistema também pode ser programado para identificar se o avaliado está mentindo em suas respostas, mas isso não se aplica para os processos de recrutamento e seleção.

Qual sua aplicação no recrutamento e seleção?

A evolução do setor de recursos humanos nas organizações colocou a área em uma posição estratégica, com responsabilidades cada vez mais elevadas. Isso exige dos profissionais atualizações constantes e sistemas que facilitem e agilizem com qualidade as tomadas de decisão. 

Para auxiliar nos processos seletivos, a ferramenta vai funcionar como uma etapa complementar, oferecendo aos recrutadores uma análise mais profunda dos candidatos ao ver suas expressões por meio de uma avaliação por vídeo.

O processo acontece da seguinte forma: o recrutador monta um roteiro de perguntas específicas relacionadas ao processo seletivo e envia aos candidatos por e-mail. As respostas podem ser gravadas por um link dentro da ferramenta ou a pessoa pode baixar o aplicativo do sistema.

Quando o recrutador assistir, aparecerão os emojis correspondentes ao que o entrevistado sentiu durante as respostas, inclusive com uma legenda explicando qual é o parecer identificado. No fim, será possível verificar qual o sentimento predominante durante a entrevista e apontar os tópicos que devem ser explorados, caso o profissional avance até a etapa de avaliação presencial.

A ferramenta não vai apontar se o candidato mentiu, mas será capaz de identificar se, durante a entrevista, a pessoa passou mais tempo confusa ao responder às questões. Isso pode ser o gatilho a ser explorado durante o encontro para a análise comportamental.

Como escolher a ferramenta correta para análise de emoções?

Para que o processo seletivo tenha confiabilidade e aderência da equipe de RH e dos candidatos, é necessário que a ferramenta utilizada seja eficiente e intuitiva, a fim de facilitar a rotina dos profissionais e elevar positivamente a experiência dos inscritos às vagas na empresa.

O Compleo é um sistema de recrutamento e seleção que utiliza a inteligência artificial para a análise de entrevistas por vídeo, captando as expressões faciais que os humanos não conseguem identificar. Isso favorece o recrutador para que tome uma decisão mais adequada de acordo com o que a ferramenta percebeu.

Além disso, não é necessário que a equipe passe por treinamentos para manusear o sistema, pois ele é intuitivo e tem grau de confiabilidade bem elevado, fazendo com que os usuários se sintam confortáveis ao utilizá-lo. Ainda, nossos consultores fornecem todo o suporte necessário.

Desde 2018, nós do Compleo incluímos a análise de emoções com IA em nosso sistema de recrutamento e seleção. Como os algoritmos de leitura de expressão facial são treinados, sua evolução é constante e, com isso, se tornam cada vez mais precisos.

Utilizar a análise de emoções com IA durante o processo seletivo transforma o modo como candidatos e profissionais de RH atuam em suas atividades, pois com o alto grau de confiabilidade que o sistema apresenta, as pessoas estarão mais seletivas em suas candidaturas e a equipe de RH com uma ferramenta complementar efetiva auxiliando nas tomadas de decisão.

Lembrando de que esse é um método auxiliar de recrutamento e seleção e não substitui etapas ou funcionários, apenas oferece uma chance de o RH decidir com maior embasamento quais candidatos estão mais preparados para uma próxima fase.

A análise de emoções com IA é uma inovação necessária para as empresas, pois sua funcionalidade é de fundamental importância para a seleção de profissionais com fit cultural — qualidade que ganha mais peso a cada dia no universo corporativo —, a fim de consolidarem equipes mais engajadas, motivadas, produtivas e felizes, atribuições que levam a empresa a um clima organizacional positivo e deixam a marca empregadora fortalecida.

Para que sua empresa tenha todos os benefícios mencionados e as contratações do RH sejam mais eficientes. Entre em contato com nossos consultores e conheça as soluções que o Compleo tem para o crescimento do seu negócio!


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment