Agregadores de RH: por que sua empresa deve usar no processo seletivo?

Para que o processo de seleção seja bem-sucedido, é muito importante contar com bons sites de recrutamento e seleção, também chamados de agregadores de RH. Desse modo, é possível encontrar e contratar os melhores talentos para o empreendimento.

Os agregadores de RH oferecem uma série de benefícios à contratação de novos profissionais, por exemplo, o acesso a um maior número de perfis profissionais e a agilidade pertinente ao ambiente online. Entretanto, é necessário escolher o ideal.

Pensando nisso, reunimos, neste post, uma série de informações sobre o assunto, explicando os benefícios que sua empresa pode ter ao usar sites de recrutamento e seleção na contratação de profissionais. Ficou interessado? Continue a leitura e fique por dentro do assunto. Vamos lá!

Quais são os principais agregadores de RH?

Na atualidade, são muitos os sites de recrutamento e seleção. Enquanto alguns são mais genéricos, por exemplo, o Catho ou o SINE, outros são mais específicos e segmentados, como a Vulpi que é focada em desenvolvedores talentosos.

Na atualidade, o Catho é um dos principais agregadores. Ele oferece contas gratuitas para empresas que querem encontrar e contratar talentos. Com mais de 20 anos no mercado e 84 mil perfis anunciados por mês, é uma excelente plataforma.

Outra que merece destaque é o SINE, conhecida por ser mais “popular”. Apesar de ter uma interface de navegação mais simples e um número menor de filtros e soluções, conta com mais de 11 milhões de currículos na base e não cobra nada dos candidatos que desejam ter acesso as vagas em aberto.

Fundado em 1998, o InfoJobs é outro de bastante destaque. Além de permitir o anúncio gratuito de processos seletivos e busca por perfis profissionais, permite que os próprios talentos avaliem as empresas e classifiquem as melhores para trabalhar.

Os agregadores de nicho também precisam ser destacados, eles geralmente têm foco em um público mais específico — como advogados, vendedores, engenheiros, etc. Como exemplo, é possível destacar: Vulpi, Trampos.co e Escola Contrata.

Por que usar agregadores de RH no processo seletivo?

Cada vez mais as empresas buscam construir fortes marcas empregadoras e atrair talentos, mesmo antes de ter efetivamente uma demanda. Mesmo assim, os agregadores de RH podem ajudar bastante e favorecer o processo seletivo. Confira!

Acesso a um maior número de perfis profissionais

Na seleção, quando maior o número de talentos interessados, maior será a chance de encontrar e contratar o ideal para o cargo. Então, é preciso ter acesso a muitos perfis profissionais que tenham as competências mínimas para a seleção.

Aqui, os sites de recrutamento e seleção podem ser vistos como uma grande fonte. Alguns tem dezenas de milhares de perfis cadastrados e atualizados, uma grande chance para empresas que procuram por gente acima da média e têm certa urgência.

Redução de custos de recrutamento e seleção

Como em toda tarefa realizada dentro de a empresa, o recrutamento e seleção tem seus custos. Por exemplo, patrocinar um anúncio nas redes sociais pode sair caro, dependendo da sua abrangência e do número de profissionais que deseja impactar.

No entanto, os agregadores de RH geralmente começam com planos gratuitos à empresa e que podem ser aprimorados, de acordo com a demanda e disponibilidade financeira da empresa. Assim, os custos de contratação podem ser mitigados.

Estabelecimento de novos pontos de contato

Quando maior o número de pontos de contato com os talentos, maior será a chance da empresa ser vista e do profissional realizar sua candidatura na seleção. Assim, os agregadores funcionam como uma extensão do negócio, permitindo-o ser encontrado.

O ideal é estabelecer diferentes pontos de contato, permitindo que os talentos participem da jornada de contratação — que começa na descoberta do cargo em aberto, passa para a candidatura no processo e é concluída na efetivação do talento.

Facilidade na candidatura ao cargo em aberto

Por fim, é preciso destacar a facilidade da candidatura dos profissionais que tenham interesse. Geralmente, eles já têm cadastro nos agregadores de RH, precisando apenas atualizar algumas informações para iniciar no processo seletivo.

Quando esse cadastro precisa ser feito na página de carreiras da empresa, por outro lado, o cadastro deve começar do zero e o profissional acaba gastando muito tempo para isso. Esse “atrito” faz com que muitos talentos deixem de se cadastrar.

Compatibilidade com softwares de recrutamento e seleção

Outra vantagem está na compatibilidade com os modernos softwares de recrutamento e seleção, o que permite a centralização de todos os agregadores em um único lugar. Ou seja, o profissional de RH não precisará gerenciar um site de cada vez.

Isso reduz significativamente o tempo gasto, bem como o trabalho para anunciar, responder aos candidatos e gerenciar as vagas que estão com status “aberto”. Há, por outro lado, que se considerar se o agregador e o software que você usa disponibiliza essa função, caso contrário será impossível aproveitá-la.

Como escolher os melhores para sua empresa?

A escolha dos melhores agregadores pode variar bastante de acordo com a demanda de cada empresa e com o perfil de profissionais que deseja recrutar. Para funções mais específicas, por exemplo, topógrafos, o ideal é procurar um agregador de nicho.

Há outros fatores que precisam ser considerados, como a reputação da plataforma. Queira ou não, a imagem da empresa estará vinculada à imagem do site de seleção, então é importante escolher um que seja respeitado e querido por seus usuários.

Outro ponto que merece destaque é a contemporaneidade dos perfis profissionais cadastrados. Apesar de que alguns agregadores têm milhares de perfis, muitos estão defasados e há tempos inativos. Isso é visto como ineficiência operacional, afinal, a empresa terá o trabalho de anunciar e pode não obter o retorno desejado.

Finalmente, é crucial constatar a compatibilidade do agregador com modernos softwares de recrutamento e seleção. Assim, será possível centralizar o comando de vários sites de recrutamento e seleção em um único lugar, o que facilita todo o trabalho, melhora a comunicação com os talentos e a atualização das informações nos agregadores de RH.

Agora você está por dentro do assunto, entende quais são os principais agregadores, sua importância e como escolhê-los. Aproveite, então, para colocar tudo em prática e arquitetar um processo de contratação muito mais eficaz e rentável para a empresa.

Você gostou das dicas sobre os agregadores de RH? Aproveite para deixar seu comentário em nosso artigo. Conte-nos suas principais dúvidas e experiências com o assunto!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment