Afinal, como a avaliação 360º pode impactar na gestão de RH?

Para garantir que os colaboradores de sua empresa desenvolvam seus potenciais plenamente, é necessário conhecer a fundo a personalidade, os pontos fortes e as deficiências de cada um. Com isso, é possível auxiliá-los no desenvolvimento de competências fundamentais para uma evolução pessoal e profissional. Neste contexto, entender como funciona a avaliação 360° é de suma importância!

A prática, que pode ser descrita como um método de feedback mais inteligente, vem sendo muito utilizada pelas empresas, isso graças aos resultados que apresenta. A estratégia permite ao colaborador saber suas forças e fraquezas de forma global e compará-las com sua autoavaliação, independentemente de seu papel na organização. Isso lhe permite fortalecer seus pontos fracos, tornando-se assim um profissional mais capacitado.

Você gostaria de garantir que seus funcionários apresentem um alto desempenho? Continue a leitura e entenda como a avaliação 360° pode ajudar nessa tarefa!

Qual é o conceito de avaliação 360°?

Na matemática, 360° corresponde ao número exato de frações que compõem a totalidade de uma circunferência. Sendo assim, se queremos dar uma volta inteira ao redor de nós mesmos, devemos girar 360° para voltar ao ponto de partida, porém, com uma visão do todo.

Transportando essa analogia para a gestão de pessoas, a avaliação 360° — ou feedback 360° — é um método de avaliação de desempenho que coloca o colaborador no centro do processo.

Todos os que estão ao seu redor, abaixo e acima hierarquicamente, vão emitir opiniões de acordo com o que veem e sentem sobre ele, proporcionando feedbacks simultâneos. Ou seja, o colaborador poderá ser avaliado por seus colegas de trabalho, subordinados, superiores e clientes internos e externos. Além disso, sua autoavaliação também é considerada e as constatações serão comparadas.

Como resultado, as informações geradas pela avaliação 360° deverão identificar chances de melhoria no desempenho do profissional. Além disso, esses dados são importantes não apenas para as estratégias de ação centradas no indivíduo, como também para toda a organização.

Vale lembrar que, de forma alguma, o colaborador será exposto a qualquer tipo de constrangimento. A avaliação 360° é feita de forma confidencial e o profissional toma conhecimento apenas dos resultados, sem saber quem o avaliou.

Uma curiosidade é que a avaliação 360° não é uma metodologia nova. Ela surgiu, na verdade, há 100 anos com a Primeira Guerra Mundial, consolidando-se definitivamente nas forças armadas alemãs durante a Segunda Guerra. O princípio era o mesmo: os soldados eram avaliados pelos colegas, superiores e subordinados, e as percepções forneciam insumos para melhorar o desempenho de cada um.

Por que utilizar a avaliação 360° é tão importante para uma empresa?

Agora que você sabe como funciona a avaliação 360°, é hora de aprender mais a respeito de suas funções, e assim descobrir porque a ferramenta é tão útil para o crescimento de uma empresa.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a eficiência dos colaboradores e o domínio que eles têm sobre as habilidades necessárias para realizar suas funções exercem cada vez mais impacto sobre seu desempenho. Nesse contexto, as chamadas habilidades organizacionais, como a iniciativa, a comunicação e a liderança, se destacam por sua importância.

Diferentemente de habilidades mais técnicas, que podem ser desenvolvidas com a prática, esse tipo de expertise precisa ser orientado de perto. Isso deve ser feito para que o colaborador a desenvolva de forma eficaz e assim se torne capaz de assumir o protagonismo em um algum processo, quando isso se fizer necessário.

Por esse motivo, a avaliação 360° é tão importante para o desempenho de uma empresa, porque ela tem o potencial de orientar seus colaboradores para que eles assumam cargos de liderança. Um benefício que garante à empresa a mão de obra necessária para manter sua operação de um modo mais seguro, com o apoio de profissionais capacitados para tomar decisões e resolver problemas.

Quais são os modelos de avaliação 360º existentes?

Existem três modelos de avaliação 360° que podem ser utilizados de acordo com a configuração da empresa ou equipe. Cada um deles deve ser adotado em casos específicos, já que têm diferentes enfoques e servirão para identificar características distintas dos colaboradores.

Em comum, os modelos utilizam como base a opinião de todos e geram informações confiáveis aos gestores. Veja quais são eles.

1. Modelo enxuto, com três alternativas de resposta

Esse modelo é curto e bem objetivo, prezando pela rapidez e pela agilidade. Para tanto, serão desenvolvidas perguntas diretas, em que o avaliador responderá “nunca”, “às vezes” ou “sempre” para cada questão sobre os seguintes eixos:

  • proatividade;
  • interesse;
  • organização;
  • flexibilidade;
  • sociabilidade;
  • liderança;
  • vocação;
  • disponibilidade;
  • eficiência;
  • trabalho em equipe;
  • ética.

Três exemplos de perguntas

  • Proatividade: o colaborador toma iniciativa diante de desafios?
  • Liderança: o colaborador demonstra as habilidades necessárias para ser um líder?
  • Eficiência: o colaborador entrega os resultados esperados com que frequência?

2. Modelo direto, com cinco alternativas de resposta

No modelo direto, as perguntas são mais livres e não há separação por eixos temáticos. É interessante utilizá-lo se a ideia for reconhecer aspectos concernentes à ética, ao profissionalismo e ao comprometimento.

O entrevistado terá cinco alternativas de escolha: “nunca”, “pouco”, “algumas vezes”, “muito” e “quase sempre”.

Três exemplos de perguntas

  • O funcionário tem dificuldade em aceitar as decisões tomadas pela equipe?
  • Costuma desistir do desafio proposto na primeira dificuldade que aparece?
  • Utiliza conscientemente os recursos da empresa para melhorar a produtividade?

3. Modelo complexo, com três alternativas de resposta

Esse modelo é voltado a equipes com alto nível de exigência, metas agressivas e que atuam em mercados mais competitivos. São propostas duas perguntas por eixo temático e o entrevistado pode escolher entre “nunca”, “algumas vezes” e “sempre”. Veja os temas:

  • liderança;
  • integridade moral;
  • versatilidade;
  • relacionamento;
  • olhar sistêmico;
  • trabalho em equipe;
  • responsabilidade;
  • comunicação;
  • foco em resultados;
  • organização.

Dois exemplos de perguntas

  • Versatilidade: é uma pessoa que costuma motivar sua equipe a buscar soluções para os problemas do departamento? Enfrenta as dificuldades e desafios de forma espirituosa e com criatividade?
  • Responsabilidade: está sempre no prazo com suas tarefas e procura atingir seus objetivos? Costuma perseguir o nível de qualidade exigido pela empresa?

Como implantar a avaliação 360º?

Depois de descobrir como funciona a avaliação 360°, conhecer seus objetivos e principais tipos, chegou a hora de descobrir como implementá-la. Continue a leitura e entenda quais os procedimentos necessários para realizar esta tarefa.

Treinamento e sensibilização dos integrantes da empresa

O primeiro, e talvez mais importante, passo a ser dado para realizar a implementação da avaliação 360° é conscientizar todos os colaboradores da empresa, estejam eles nos cargos de gestão ou de operação, sobre a importância do processo. Uma vez que sem a participação de todos os funcionários a avaliação não será bem-sucedida, o time de RH precisa se empenhar em sua política de engajamento.

Elaboração de questionário

Assim que todos os funcionários da empresa entendem a importância da avaliação, e estão dispostos a encará-la com a seriedade que ela merece, o time de gestão precisa elaborar o conjunto de questões que serão realizadas.

Para que a avaliação 360° seja precisa e alcance os resultados que o gestor de RH espera, esse processo também precisa ser executado com cuidado e atenção. Cada pergunta presente no questionário deve ter o potencial medir o desempenho do colaborador e indicar pontos em que ele pode se tornar mais eficiente.

Aplicação dos questionários

A etapa seguinte consiste na aplicação do questionário. Nesse momento, é fundamental que medidas sejam adotadas pelo RH para garantir a confidencialidade da avaliação. Dentre as opções que o setor de Recursos Humanos tem à sua disposição, fazer uso de tecnologias, como plataformas especializadas, costuma ser a melhor opção.

Análise e divulgação dos resultados

Assim que a aplicação do questionário chega ao fim, tem início o processo de análise. Nessa etapa da avaliação, todas as respostas emitidas pelos colaboradores são computadas e transformadas em dados estatísticos. É importante ressaltar que, mesmo nesta etapa de divulgação, os resultados de um questionário devem ser informados apenas para o colaborador e para seu chefe imediato.

Com a finalidade de evitar problemas e atritos, é fundamental que o time de RH coloque em prática medidas para evitar vazamentos e garantir a confidencialidade das informações.

Feedback e plano de melhorias

Por fim, fazendo uso dos dados apurados pela avaliação, o colaborador e seu gestor imediato terão uma reunião. O assunto a ser tratado nesse evento são os pontos positivos do funcionário e as áreas em que ele precisa melhorar seu desempenho. Ou seja, o objetivo da reunião é fornecer ao colaborador um feedback positivo, orientando-o para otimizar seus resultados.

Para que um feedback realmente seja positivo, porém, o gestor precisa fazer mais do que simplesmente elogiar o funcionário por seus acertos e dizer onde ele errou. É de sua responsabilidade ajudar o colaborador a entender seus pontos fracos e identificar os modos de fortalecê-los.

Como sua empresa pode se beneficiar dessa metodologia?

Como dissemos, a avaliação 360° permite o feedback global dos colaboradores, colocando-os como agentes no processo de crescimento da empresa. Entre os vários benefícios dessa metodologia, destacaremos resumidamente os principais.

Recebimento de informações multilaterais

Como a avaliação 360° enxerga todos igualmente e permite que os colaboradores opinem sobre os colegas, superiores e subordinados, os gestores de RH conseguem uma quantidade bem maior de insumos sobre cada funcionário. Com isso, a organização pode conhecer de maneira mais verídica seu capital humano.

Feedback mais efetivo

Com dados estatísticos, o feedback deixa de ser influenciado por questões pessoais que interferem nesse processo e acabam mascarando informações fundamentais. Dessa forma, é possível agir diretamente nos pontos que precisam de melhoria, individualmente.

Aumento dos índices de satisfação internos

A avaliação 360° retira o caráter unilateral da avaliação e os colaboradores também podem avaliar seus líderes — o que demonstra que a empresa tem a preocupação com suas opiniões. Isso pesa muito para a manutenção de um clima organizacional positivo, já que todos os funcionários avaliam e são avaliados de forma multidirecional.

Desenvolvimento de questões de liderança

Como a avaliação 360 também avalia os líderes, permite que eles observem os pontos em que podem oferecer maior suporte para os liderados, reconhecendo suas próprias forças e fraquezas. Dessa forma, é possível desenvolver um trabalho nas habilidades de liderança e dar mais força aos gestores.

Saber como funciona a avaliação 360° e implantá-la revela que sua empresa é uma organização madura, preocupada com o aperfeiçoamento pessoal e profissional de seu capital humano. Isso também aponta que o RH está alinhado com as tendências de gestão de Recursos Humanos do século XXI, em que desenvolver e reter talentos é garantia de maior competitividade no mercado.

Ademais, é importante levar em consideração que, por meio da avaliação, o funcionário tende a se tornar muito mais capacitado, o que melhora seu desempenho e beneficia a empresa de diversas maneiras. Por isso, não perca tempo e utilize já dessa metodologia.

Além de realizar a avaliação 360°, o time de RH precisa lidar com uma série de outras tarefas, como a de mapear seus próprios processos para aperfeiçoá-los. Leia este artigo e descubra os procedimentos para executar essa atividade de modo mais eficiente!

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