8 motivos que farão você repensar o seu Recrutamento e Seleção

Em alguns momentos temos a sensação que os nossos esforços não estão proporcionando os resultados esperados no processo de recrutamento e seleção.

Quando se fala em selecionar pessoas é preciso agilidade, uma vez que as empresas precisam ocupar os cargos com certa urgência e assim não interromper as suas atividades.

Mas, se as práticas e ferramentas de RH continuam como as do século passado, selecionar e recrutar vai ser um processo lento, demorado e com alto custo.

Me responda, as técnicas que você utiliza e os seus sistemas de RH, facilitam ou atrapalham o seu trabalho de recrutamento?

Você pode até achar que tudo está indo bem, mas reflita um pouco sobre alguns motivos que contradizem isso, e entenda o quanto é preciso atualizar o seu processo de recrutamento e seleção.

1. Você trabalha com dezenas de planilhas 

As planilhas têm a sua utilidade, mas, depender exclusivamente delas ou trabalhar com uma grande quantidade, dificulta o trabalho.

Isso porque todas as informações precisam ser inseridas manualmente, o que aumenta a possibilidade de ocorrer um erro humano. Sem falar que qualquer pessoa pode alterar ou deletar um arquivo importante.

Agora, imagine selecionar 100 candidatos para uma entrevista e ter que incluir todas as informações manualmente em uma planilha.

Além de levar muito tempo, precisará ter um profissional dedicado para essa função.

2. Você despreza redes sociais e aplicativos para captar currículos

Ainda existem candidatos que vão até as empresas levar o currículo impresso, porém, isso já é minoria.

Hoje as pessoas estão conectadas e ficam sabendo das vagas online, e se possuem interesse nela, enviam o currículo pela internet.

Utilizar esses canais de comunicação garante um maior alcance, fazendo com que se encontre com mais facilidade o candidato ideal para o cargo.

3. Você gosta de analisar apenas currículos impressos

Currículos impressos são ótimos para levar na entrevista presencial, assim se tem informações básicas sobre o candidato e pode esclarecer dúvidas.

Mas, realizar a triagem apenas dessa forma, acaba sendo quase que impossível nos dias de hoje, prolongando o processo.

Para algumas vagas, chegam cerca de 2 mil currículos, e analisar todos eles levaria um grande tempo, sem falar na necessidade de espaço para tanto papel.

Ao utilizar um sistema de recrutamento e seleção se consegue fazer a triagem utilizando filtros como, por exemplo, tempo de experiência, local de residência, pretensão salarial e outros.

Assim, com apenas alguns cliques se economiza horas de trabalho e se encontra mais facilmente o melhor candidato para a vaga.

4. Você tem resistência a realizar entrevistas por vídeo

As entrevistas online são ótimas para ajudar a economizar tempo, tanto do recrutador como do candidato. Elas ocorrem com horário agendado, assim não há o risco do candidato atrasar  e atrapalhar toda a sua agenda.

Sem falar na possibilidade de solicitar a gravação, assim o candidato grava em vídeo a resposta de algumas perguntas previamente enviadas e não precisa nem se preocupar com o horário agendado como na entrevista ao vivo. Neste caso, o recrutador, com auxílio de um software, assiste as entrevistas no horário que mais lhe for conveniente, sem atrapalhar as suas demandas. Veja mais sobre este tema.

5. Você ignora a geolocalização

Não levar em consideração o local de residência do candidato, pode se tornar um problema. Se ele morar muito longe, corre o risco de ficar preso no trânsito com frequência e chegar atrasado ao trabalho.

Atualmente, se prefere candidatos que morem próximo ao local de trabalho por facilitar a locomoção e até mesmo por reduzir os custos com o transporte.

Quando se tem um software para recrutamento e seleção eficiente, essa triagem é feita com mais agilidade, encontrando candidatos apenas de uma determinada localidade.

6. Você considera apenas a capacidade técnica e ignora o emocional e intelectual

Não considerar as questões emocionais dos candidatos é um grande erro, isso porque vai ajudar a trazer novas ideias para a empresa e a entender como ele lida com pressão ou outras situações da rotina do cargo.

O conhecimento técnico é necessário, porém, esse pode ser aprendido com muito mais facilidade. É preciso selecionar pessoas que consigam conciliar o conhecimento técnico com as habilidades sociais e emocionais.

Tão importante quanto avaliar é organizar as informações e testes de seus candidatos para serem pesquisadas quando precisar. Um software para RH ajuda você nesta tarefa.

7. Você não trabalha com a atração de profissionais

Não são apenas as empresas que escolhem os candidatos, esses também fazem uma seleção. É preciso trabalhar o employer branding e fazer com que as pessoas se sintam atraídas e queiram atuar em uma determinada empresa.

Cabe ao recrutamento e seleção adotar esses cuidados. Um software para RH pode ajudar na padronização e atratividade dos anúncios.

8. Você não prepara um processo seletivo

O recrutador também precisa se preparar para um processo de recrutamento e seleção, não basta escolher alguns currículos e entrevistar candidatos.

É preciso destrinchar a vaga, conhecer a cultura da empresa, entender com o gestor o tipo de profissional que ele deseja, adotar técnicas e ferramentas que ajudam a fazer uma contratação assertiva.

Viu só, agora que você tem consciência de tudo isso, não é mais possível manter práticas de recrutamento e seleção que já não produzem o mesmo resultado.

É hora de inovar o processo seletivo e tornar a empresa mais competitiva, e um software de ATS pode ser um bom início para este momento de mudança do seu RH.


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment