8 dicas para o bom funcionamento do setor de recursos humanos

Fazer uma boa gestão do setor de Recursos Humanos (RH) é condição fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Para isso, porém, é preciso buscar meios de tornar a rotina do departamento mais eficiente.

Isso porque quando o RH funciona com alto desempenho, traz mais satisfação para a equipe e os demais colaboradores. Afinal, eles sentem mais segurança em relação ao trabalho feito pelo departamento, o que melhora a produtividade da equipe como um todo.

Recursos tecnológicos e um bom planejamento estratégico são alguns dos itens fundamentais para o bom funcionamento da área de RH. Separamos oito dicas para ajudá-lo a fazer uma boa gestão desse setor na sua empresa. Acompanhe!

1. Invista em softwares

Entre as vantagens da adoção de software especializado em RH estão:

  • obtenção de informações mais precisas;
  • otimização do tempo;
  • acesso a funcionalidades personalizadas;
  • maior segurança nas informações.

Com uma ferramenta que automatiza os processos de recrutamento, por exemplo, é possível agilizar as contratações, já que ela permite centralizar, em um ambiente on-line, diferentes etapas do processo seletivo. Com isso, há ganho de tempo para os recrutadores e economia para a organização.

2. Tenha um bom planejamento estratégico

Com um planejamento estratégico adequado, é possível alinhar as ações de RH com a estratégia do negócio. Como consequência, fica mais fácil atingir os resultados esperados pela companhia, já que o planejamento é de fundamental importância para estabelecer os indicadores apropriados.

3. Faça processos seletivos em vídeo

A entrevista por vídeo agiliza as demandas de recrutamento e seleção, e pode ser realizada por meio de diferentes ferramentas, como o Google Hangouts, o WhatsApp e o Skype. Além disso, o recrutador pode pedir ao candidato que ele grave a entrevista e envie o arquivo para ser analisado da forma mais conveniente para a empresa.

É uma solução prática e rápida para reduzir custos com deslocamento e mais eficiente que a triagem feita por telefone. Isso porque, com o auxílio da entrevista por vídeo, é mais fácil observar como o candidato se expressa nas comunicações verbal e não verbal.

4. Crie canais efetivos de interação

Despertar o senso de equipe e um diálogo constante para o monitoramento do desenvolvimento dos projetos é fundamental para o bom andamento dos processos envolvendo o RH. É função do setor estabelecer ações para integrar os profissionais e evitar qualquer tipo de isolamento.

Nesse sentido, a comunicação interna deve ser incentivada para assegurar que os produtos, projetos, serviços, meios de atuação e objetivos sejam conhecidos por todos os colaboradores. Afinal, a equipe precisa estar engajada para sentir que faz parte de algo maior e que a participação de cada um é essencial para o sucesso da organização.

Assim, os veículos de comunicação interna precisam ser atualizados periodicamente com informações claras, diretas e objetivas — essa é uma ótima maneira de integrar todos os profissionais. Contudo, a comunicação deve ser de mão dupla, ou seja, é preciso criar meios para ouvir os funcionários também.

5. Defina as funções claramente

Defina claramente as funções que devem ser desempenhadas pelos colaboradores. Assim, eles saberão quais atividades são de sua responsabilidade e prioritárias — isso dilui com mais facilidade o estresse do trabalho, além de tornar a definição de objetivos mais simples.

Para uma gestão eficiente, é importante ser realista e propor apenas metas e objetivos que possam ser alcançados ou com prazos possíveis de serem cumpridos.

6 . Conheça seus talentos

Organização reconhecida por seus processos de gestão inovadores, o Google chama o setor de RH de Operação de Pessoas (People Operations). O setor usa uma abordagem na qual os colaboradores são retidos na organização com base no acompanhamento frequente de suas aspirações e motivações.

O RH da sua empresa não precisa manter o refinado sistema de informações do Google sobre seus trabalhadores, mas pode seguir o exemplo procurando conhecer bem cada um deles. Uma boa forma de conseguir isso é fazendo encontros e reuniões constantes de feedback, além de pesquisas de clima organizacional.

7. Entenda o que motiva a equipe

Com os encontros e as reuniões, fica mais fácil saber o que é importante para cada colaborador da equipe e, assim, tirar o melhor de cada um. É importante lembrar que nem sempre dinheiro é o mais importante. A elaboração de um plano de carreira e de programas de recompensa podem ser mais motivadores para alguns profissionais — por isso é tão importante conhecê-los.

8. Crie um bom clima organizacional

Além de conhecer bem a equipe, apostar na criação de canais efetivos de interação, ser capaz de reconhecer talentos, investir em tecnologia, ouvir críticas e sugestões, e dar feedbacks, é preciso trabalhar para que o clima organizacional seja satisfatório. Como consequência, a empresa será ainda mais produtiva.

Acompanhe, a seguir, algumas medidas para que a companhia conquiste um clima organizacional favorável dentro do setor de RH.

Estimule o profissionalismo e o respeito à diversidade

Lembre sempre à equipe que, na empresa, atitudes discriminatórias e sem profissionalismo não são admitidas — independentemente de serem por orientação sexual, sexo, gênero, etnia, procedência e outras.

É importante evidenciar que a diversidade deve ser bem recebida na organização e respeitada por todos. Da mesma forma, o assédio (de qualquer tipo) não deve ser tolerado.

Desencoraje a fofoca

É fundamental ressaltar para os funcionários a importância de eles não se envolverem em fofocas sobre os parceiros de trabalho. Além disso, vale deixar claro que, se esse tipo de atitude prevalecer, há chances de que todos sejam vítimas em algum momento.

Outro ponto importante a ser ressaltado é o fato de que, como integrantes do RH, é preciso ficar atento à comunicação com os outros colaboradores. Deve haver habilidade verbal e postura ética e moral. Além disso, é preciso ter cuidado com o tom de voz, evitar a utilização de palavreado de baixo calão, não invadir a privacidade alheia e assim por diante.

Use sua criatividade para descobrir mais pontos que ajudem a melhorar o funcionamento do RH na sua empresa!

Se você gostou deste post sobre o bom funcionamento do setor de Recursos Humanos, confira também 5 dicas de tecnologia para melhorar a gestão de pessoas.


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment