7 razões para adotar um sistema de recrutamento e seleção já

Captar os melhores talentos do mercado é um verdadeiro desafio para as empresas. Processos seletivos geram custos e um trabalho que requer esforços. Entretanto, a tecnologia pode ser uma importante aliada nessa demanda, e a ferramenta tem nome: sistema de recrutamento e seleção.

Essa plataforma entrega funcionalidades muito úteis que tornam o trabalho do setor de RH mais produtivo e com resultados mais próximos da expectativa. Neste post você vai entender melhor esse sistema e conhecerá 7 razões para adotá-lo na sua empresa. Confira!

1. Otimizar o processo de coleta de informações

O processo seletivo está diretamente relacionado à coleta de informações dos candidatos. Esse é um trabalho imprescindível para a análise de suas qualificações diante das exigências de cada cargo oferecido. Contudo, esse trabalho é muito complexo e demorado quando feito manualmente pelo colaborador.

Quando há o uso do sistema de recrutamento e seleção, a captação dos dados dos usuários acontece de maneira automatizada. A coleta das informações é precisa, e segue um fluxo direto para o registro em bancos de dados da empresa. Assim, o setor de RH pode ter acesso a um número de dados maior, sem que isso represente um esforço muito grande.

Pensando em um contexto da rotina de recrutamento, essa otimização gera a chance de captar mais informações importantes. Ao final, bons talentos podem ser encontrados com ajuda do sistema.

2. Filtrar candidatos com parâmetros avançados

A busca por novos colaboradores tem como ponto de partida requisitos mínimos, que guiam todos os parâmetros de busca utilizados. Porém, essa procura pode ser longa e trabalhosa demais. É comum o uso de formulários para que os candidatos preencham, mas a técnica de parsing exerce essa função de maneira automatizada e com maior eficiência.

A tecnologia busca por palavras-chaves nas informações cadastradas pelos profissionais que almejam o cargo oferecido. Dessa maneira, com parâmetros avançados, somente quem se alinha 100% aos requisitos é registrado pelo sistema de recrutamento. O processo fica mais objetivo, devido à captação dos dados que realmente importam para o setor de RH.

A filtragem fica ainda mais rigorosa, o que coloca a empresa em posição de contato com os principais talentos do mercado. Somente os profissionais alinhados com a busca serão visualizados.

3. Aumentar a produtividade do departamento

As taxas de turnover representam a rotatividade de colaboradores nas empresas. Toda vez que alguém sai, um novo processo seletivo estará prestes a acontecer, já que esse profissional deve ser substituído. Quanto mais vezes isso se repete, maior o número de recrutamentos, ou seja, aumenta também o trabalho do RH. As demandas são altas e fica difícil lidar com tudo.

Lidar com todas essas obrigações fica ainda mais complicado por meio de processos manuais. Uma busca adequada por um talento não é simples, e deve ser feita com base em parâmetros avançados. Só é possível ter sucesso com o auxílio de sistemas de otimização. Manualmente, há muito trabalho e poucos resultados são realmente alcançados pelo RH.

O sistema de recrutamento e seleção confere mais produtividade para cada um dos envolvidos no processo de captação de talentos. Com ajuda da tecnologia, mais demandas podem ser executadas em menor tempo.

4. Integrar diferentes etapas do processo seletivo

O recrutamento é um trabalho composto por diversas etapas, com vários profissionais envolvidos. Nesse caminho linear, a troca de informações é fundamental para que haja o alinhamento de ideias e padronização dos parâmetros de busca do candidato ideal. Para isso, é preciso integração.

A comunicação entre os envolvidos fica prejudicada quando ela precisa ser feita por métodos mais complexos, como e-mails e telefonemas. O registro de informações também acontece de maneira lenta e passível de erros. Quando há o uso de um sistema, todos os dados ficam centralizados em um ambiente.

Dessa forma, cada envolvido nas etapas tem uma base sólida para conduzir sua parte no processo. A integração que o sistema confere influencia a tomada de decisão correta e permite contratações certeiras.

5. Reduzir custos de recrutamento na empresa

Recrutar gera uma série de custos. Receber candidatos, realizar ligações, desenvolver anúncios de cargos e uma série de outras etapas demandam recursos do orçamento do setor. Se a necessidade de contratações for alta, a tendência é que esses valores aumentem, consequentemente.

A tecnologia já é conhecida por sua capacidade de gerar economia, e isso é totalmente proporcionado pelo sistema de recrutamento e seleção. Diversas etapas são feitas por meio do ambiente digital. O candidato só se desloca quando realmente é imprescindível.

Assim, tanto a empresa quanto o talento captado obtêm uma economia de custos inteligente. O processo não é prejudicado e os resultados são potencializados graças à otimização que o sistema proporciona.

6. Mensurar os resultados do processo seletivo

O trabalho com sistemas de recrutamento e seleção tem uma vantagem de destaque: todos os resultados do processo podem ser mensurados. As atividades desenvolvidas nessas plataformas geram dados. Diante dessas informações, é possível entender como as demandas foram desenvolvidas.

A mensuração é fundamental para gerar indicadores de desempenho. Com o devido acompanhamento deles, cada processo pode ser analisado. Gerar uma constante melhoria nas práticas é o principal resultado obtido da análise das métricas. Elas também ajudam a confeccionar relatórios gerenciais importantes.

Um setor de RH com foco na atuação estratégica pode ter sempre desenvolvimento se tiver as métricas como aliadas. Elas ajudam e criar parâmetros e definir metas de crescimento de desempenho.

7. Aumentar a competitividade no mercado

Se o processo seletivo é eficaz, naturalmente as empresas se aproximam de contratar os melhores talentos do mercado. Uma companhia que tem profissionais competentes e alinhados à sua estratégia é capaz de se tornar referência no segmento. Acima de tudo, o uso de sistemas de recrutamento confere mais competitividade a um negócio.

A tendência é que, com cada vez mais processos seletivos eficazes, talentos de destaque se juntem à empresa. O apoio da tecnologia permite que o RH potencialize seus resultados e cresça não só nessa demanda de contratação, mas também em várias outras. Isso é possível graças à maior produtividade obtida.

Se você está em busca de processos otimizados, não deve abrir mão de contar com um sistema de recrutamento e seleção. Essa é a melhor maneira de facilitar a captação de novos profissionais, com a garantia de contar com os melhores!

O Compleo é um dos mais completos softwares de RH do mercado. Entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa solução!

Gestão de RHPowered by Rock Convert

About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment