7 passos para você anunciar vaga no LinkedIn agora!

As redes sociais tornaram-se uma ferramenta poderosa e extremamente prática para a divulgação de processos seletivos. Com a difusão dos dispositivos digitais, como tablets e smartphones, o talento mais desejado para sua empresa pode estar a um ou dois cliques de você, se forem utilizadas as estratégias corretas. Entre elas, sem dúvida, anunciar vaga no LinkedIn pode gerar excelentes resultados.

Com quase 500 milhões de usuários, entre pessoas físicas e jurídicas, o LinkedIn figura como a maior rede social profissional do planeta e consolidou-se como uma das principais pontes para a realização de networking consistente.

Ali, profissionais divulgam seus portfólios, publicam textos e acompanham personalidades do seu setor. De outro lado, na hora de caçar talentos, os recrutadores têm fácil acesso a esses profissionais e podem escolher a dedo os que mais lhes agradam.

Além disso, o custo-benefício dos anúncios de vaga no LinkedIn é bastante atraente, pois você determina o formato do anúncio, o perfil do profissional desejado, o seu orçamento diário e quanto tempo a vaga deve permanecer em aberto. Tudo isso facilita a ampliação do número de inscrições para sua vaga e evita perda de tempo com perfis não condizentes com ela.

Com base nisso, chegou a hora de conhecer as vantagens de anunciar vaga no LinkedIn e conferir os 7 passos básicos. Vamos lá?

Quais as vantagens de anunciar vaga no LinkedIn?

Assim como os anúncios do Google e Facebook, no LinkedIn, você consegue especificar todo o perfil do anúncio de sua vaga e promovê-lo de maneira a atingir diretamente o público desejado.

Como os algoritmos do LinkedIn conseguem saber qual tipo de profissional está em busca da vaga que você oferta, é possível alcançar a audiência que você almeja. Ao estabelecer a segmentação correta, você evita gargalos que atrapalhem a escolha dos profissionais e perda de tempo.

Ao definir o anúncio, escolhe-se itens como função, cargo, grau de especialização, segmento de mercado, entre outras especificações que orientam uma divulgação precisa.

Além disso, ao receber as inscrições da vaga, você conhece o perfil daquele profissional e realiza uma triagem que agiliza o processo. Veja agora como anunciar vaga no LinkedIn por meio deste passo a passo.

1. Crie uma conta

Antes de tudo, certifique-se de que sua empresa tem um perfil no LinkedIn. Criar uma conta é essencial para que pessoas físicas e jurídicas anunciem vagas de trabalho na rede social. Após a criação da conta e tendo definido o perfil de sua empresa, siga para o próximo passo.

2. Clique em “Anunciar Vaga”

Vá ao ícone “Soluções” no alto da página e clique em “Anunciar Vaga”. Se você for cliente da conta do recrutador (recruiter), será direcionado para uma página específica, com diferentes opções de contrato. Lembre-se, também, de que é necessário ter uma página da companhia (company page) para poder anunciar.

3. Preencha as especificações da vaga

Nesse ponto, você especificará o nome de sua empresa, o cargo que está em aberto e a localidade. Para ajudá-lo, listas suspensas facilitam selecionar as informações desejadas. Por exemplo, a tecnologia do LinkedIn destaca cargos-padrão de acordo com o fluxo do anúncio e o cargo fornecido.

Após confirmar essas informações, você chegará a uma tela em que dará a descrição da vaga. Preencha essa etapa de maneira cuidadosa e procure ser bastante claro.

Você preencherá os seguintes itens:

  • até 3 funções e setores da empresa;
  • tipo de cargo e nível de experiência (são preenchidos automaticamente, mas você pode editar, por meio de uma lista suspensa);
  • digite a descrição da vaga;
  • a forma como os talentos se candidatarão à vaga (por exemplo, utilizando seus próprios perfis no LinkedIn ou por meio de um site externo, cuja URL você fornecerá) e para qual e-mail as notificações serão enviadas.

Ao terminar essa etapa, você também pode refinar seu anúncio acrescentando outras informações relevantes. São elas:

  • competências indispensáveis para o cargo;
  • experiência profissional;
  • formação acadêmica.

4. Determine a região onde deseja divulgar a vaga e o tempo de permanência

Essas informações são determinantes para saber qual é o custo do seu anúncio, já que é com base nelas que o LinkedIn calculará o valor do seu investimento e determinará os melhores planos para você.

5. Defina seu orçamento e escolha a forma de pagamento

Feito isso, defina seu orçamento diário. Uma das opções é pagar por clique em seu anúncio. Ali, você receberá um detalhamento do custo e de como funciona o orçamento diário.

Em seguida, você determinará como será a forma de pagamento (cartão de crédito, por exemplo). Se já tiver uma forma de pagamento registrada, pode acioná-la ou mesmo adicionar outros meios.

6. Acrescente informações adicionais

Uma vez escolhidos o plano e a forma de pagamento, você pode acrescentar informações que melhorem seu anúncio e deem mais credibilidade à vaga. São as seguintes:

  • exibir seu perfil do LinkedIn no anúncio;
  • adicionar competências à descrição do cargo (algumas aparecem automaticamente conforme as informações que você detalhou nas etapas anteriores, mas você pode editar);
  • selecionar um cargo para facilitar a descoberta do seu anúncio;
  • adicionar remuneração (caso você não o faça, a própria rede social exibe uma estimativa salarial de acordo com seu banco de dados).

7. Acompanhe a publicação da vaga e gerencie os candidatos

Você receberá notificações por e-mail assim que seu anúncio estiver publicado. A partir daí, conforme surgirem inscrições para sua vaga, você terá condições de gerenciar seus candidatos, obter insights a partir dos perfis que visualizaram seu anúncio e fazer uma análise dos candidatos inscritos.

Ademais, é possível editar seu orçamento diário de acordo com suas necessidades. Após a publicação da vaga, o anúncio também está disponível para ser compartilhado no próprio LinkedIn e em outras mídias sociais.

Para ganhar visibilidade e atrair para sua empresa os melhores talentos do mercado,  anunciar vaga no LinkedIn representa uma grande inovação que vai ao encontro da era digital.

Pensando nisso, você também deve realizar um processo seletivo personalizado, que contenha formas de melhorar o desempenho dos candidatos. Uma delas é a entrevista invertida. Continue conosco e leia este post para saber o que é essa ferramenta e quais os benefícios numa etapa de seleção.


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