7 informações relevantes sobre software de recrutamento e seleção

O setor de Recursos Humanos vem ganhando espaço estratégico dentro das organizações, e a tecnologia tem sido uma forte aliada para tornar os processos do departamento mais eficientes e assertivos. Nesse cenário, a adoção de um software de recrutamento e seleção permite aumentar o sucesso das contratações, agilizar os processos, diminuir distâncias, reduzir custos, entre outros benefícios.

Quer saber mais informações sobre softwares de recrutamento e seleção, bem como suas vantagens? Então, continue a leitura!

Como escolher um software de recrutamento e seleção?

Primeiramente, é importante verificar com o fornecedor se o sistema pode ser personalizado. Isso é fundamental, já que cada organização possui suas particularidades, e a ferramenta deve estar pronta para atendê-las com eficiência.

Também é relevante checar a interface da plataforma. Ela deve ser amigável, moderna e permitir a divulgação das vagas em diversos sites, gerar relatórios personalizados para dar suporte às necessidades da gestão de RH e permitir o cadastro dos candidatos de forma automática.

Com o software adequado às necessidades da sua organização, você estará mais próximo do objetivo de encontrar os melhores profissionais para fazerem parte da empresa.

Quais características observar ao escolher um software?

O mercado de software de recrutamento e seleção conta com várias opções de sistemas. Antes de fechar contrato, além de conferir se é possível personalizar o sistema e se ele é de fácil manuseio, é preciso ficar atento às seguintes questões:

  • o software deve conter banco de talentos centralizado, ou seja, que reúna todos os candidatos em apenas um lugar;
  • divulgação automática das vagas em aberto nas redes sociais e sites especializados;
  • página de carreiras (trabalhe conosco) simples e de fácil customização;
  • integração com os sites de carreira para inclusão automática dos candidatos;
  • filtros para triagem de perfis de candidatos;
  • recurso de envio de e-mails em massa;
  • criação de relatórios customizados e específicos para a gestão.

A seguir, separamos para você 7 informações relevantes sobre software de recrutamento e seleção. Acompanhe!

1. Histórico dos candidatos

Em média, um profissional de recrutamento e seleção entrevistará de 4 a 8 pessoas diariamente, ou seja, 1.500 candidatos ao ano. Com tantas pessoas fazendo parte dos processos seletivos, é fácil perder o controle das entrevistas, por isso, o valor de um histórico é de grande necessidade.

Veja mais benefícios ao contar com histórico dos candidatos:

  • com quais bons candidatos vale a pena retomar o contato? Com o histórico dos perfis entrevistados, é possível fazer um mapeamento antecipado para começar uma nova seleção contando com os melhores profissionais disponíveis da área;
  • avaliar a evolução do candidato desde o último contato pode ser uma boa estratégia, já que revela o quanto ele é capaz de se aprimorar em determinado período de tempo;
  • evita levar até o gestor da vaga em aberto um candidato que ele já entrevistou, salvo quando uma reavaliação mostre que o candidato está apto.

2. Processos em um único lugar

Com as informações em vários locais e plataformas, é possível que o recrutador perca informações relevantes para o processo seletivo, o que torna mais demorados os trabalhos e com maior chance de erro. Por isso, ao concentrar todos os dados no software de recrutamento e seleção, o recrutador ganha em agilidade e eficiência.

3. Fonte dos candidatos

Onde se formam os profissionais mais qualificados para determinada vaga? Fazendo a triagem dos candidatos de forma automática, um software de recrutamento e seleção pode oferecer essas e outras informações de forma rápida. Isso contribui para a redução de custos, já que ao analisar de onde vêm os melhores talentos, é possível segmentar o público para divulgar as vagas em sites que tragam melhores resultados.

4. Economia de recursos

Com os processos mais ágeis, é possível contratar em menos tempo, e isso gera uma grande economia para a empresa. Vale lembrar que, a contratação de um profissional com perfil desalinhado com a vaga pode custar até três vezes o salário do profissional.

As entrevistas usadas para chegar a essa conclusão têm como base o cálculo dos custos da contratação, horas de treinamento, tempo de adaptação para exercer a função e verbas rescisórias.

Além dessas vantagens, com um software de recrutamento e seleção, é possível reduzir custos por meio de videoconferências, tornando o processo mais rápido. Assim, se economiza na conta de telefone, reuniões e horas de treinamento.

5. Comunicação com candidato

Como vimos, com tantos candidatos sendo entrevistados todos os dias, é um desafio ter o controle de todos os dados de forma consistente. Com o recurso do uso do software de recrutamento e seleção, será possível:

  • organizar o oferecimento de feedback aos candidatos, essencial para o posicionamento da empresa como marca empregadora;
  • mostrar de forma automática o andamento dos processos;
  • enviar mala direta para agendar as entrevistas de forma automática.

6. Escalabilidade para o setor

Imagine a empresa trabalhando com duas vezes mais recrutadores. Seria praticamente impossível conseguir manter o mesmo alinhamento entre os recrutadores.

Por isso, ter um software desde o começo dos processos é importante para que a área de recrutamento e seleção possa crescer, e também contribuir para a troca de informações sobre candidatos entre os recrutadores.

7. Entrevista por vídeo

Usando a tecnologia de videoconferência dentro do software de recrutamento e seleção, você pode entrevistar candidatos de qualquer parte do mundo. Assim, a entrevista por vídeo pode substituir a triagem por telefone e evitar entrevistas presenciais sem necessidade, otimizando o tempo do recrutador e do entrevistado. Esse recurso também confere mais interação, o que torna possível ao recrutador avaliar competências e habilidades, mesmo a distância.

No Compleo ATS, o recrutador define as perguntas que os candidatos vão responder, estabelece um tempo máximo para cada uma delas e uma data limite para a entrevista. O profissional recebe um convite por e-mail com as instruções e responde às perguntas por vídeo usando um computador desktop ou pode baixar os aplicativos criados pelo Compleo para IOS ou Android.

O que você achou deste post sobre 7 informações relevantes sobre software de recrutamento e seleção? Entre em contato conosco para saber mais e conhecer nossos serviços!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment