5 vantagens de ter um software de recrutamento e seleção na nuvem

Imagem de capa do post 5 vantagens de ter um software de recrutamento e seleção na nuvem
Imagem conheça o Compleo

O processo de contratação de profissionais é essencial para o sucesso da empresa. Afinal, assim, talentos podem fazer parte do time e colaborar para o alcance de ótimas metas. Nesse processo, o software de recrutamento e seleção na nuvem tem destaque.

Há uma série de benefícios em contar com a tecnologia, por exemplo, o maior grau de segurança e agilidade nos processos diários. Nos próximos tópicos, explicaremos o que é software na nuvem, quais suas vantagens e como escolher o melhor. Boa leitura!

Afinal, o que é software de seleção na nuvem?

Se você conhece os softwares tradicionais, sabe que eles precisavam ser instalados no computador e, com frequência, era preciso fazer o backup dos seus dados para obter segurança. Assim, todos os dados e informações ficavam salvos no computador.

A tecnologia em nuvem é algo bem diferente. O acesso ao sistema ocorre de maneira remota, pela internet, e os arquivos ficam salvos em servidores que operam fora da empresa, daí a alusão à nuvem. Hoje, os sistemas mais modernos operam em nuvem.

No caso do recrutamento e seleção, o gestor pode fazer login no sistema por meio da internet e realizar as atividades de contratação normalmente. Depois, as informações ficam salvas na nuvem e podem ser acessadas de qualquer lugar, até do smartphone.

Quais as 5 principais vantagens do software na nuvem?

A integração de um bom software é a “espinha dorsal” para a modernização do RH. A partir dele, diversas vantagens podem ser obtidas, entenda as 6 principais.

1. Maior mobilidade do departamento

Hoje, não dá mais para ficar preso. Tudo acontece muito rápido, o que demanda mais flexibilidade e energia do profissional de RH. Nesse contexto, ter em mãos um sistema obsoleto e que não acompanha a demanda por flexibilidade é um péssimo negócio.

Diferentemente do sistema tradicional, que só poderia ser operado em computadores predefinidos e que tivessem o programa instalado, o software na nuvem opera por meio da internet. Com uma boa conexão, qualquer local é propício ao trabalho.

Isso soma uma enorme mobilidade ao setor. O gestor de RH poderá trabalhar de dentro e fora da empresa, como em espaços de trabalho compartilhados, escritórios de parceiros estratégicos ou do próprio home office. Sendo assim, há mais liberdade.

2. Aumento da produtividade diária

Na ausência de barreiras físicas, é natural que o nível de entrega diária seja maior. Sem uma boa tecnologia em mãos, os processos de gestão de pessoas se tornam mais “travosos”, o que impede o alto desempenho e o protagonismo do setor de RH.

Na verdade, a falta de produtividade é um problema recorrente dentro das empresas, inclusive no RH. Alguns estudos indicam que só 39% do horário de trabalho é, realmente, produtivo. Todo o restante é perdido com retrabalho e diferentes tipos de inatividade.

O software de seleção em nuvem permite que o gestor trabalhe mais e melhor, pois soma precisão aos processos de contratação e deixa o profissional de RH livre para atuar de onde quiser. No fim das contas, toda a empresa pode ser beneficiada.

3. Redução de custos operacionais

Diversos fatores tornam o uso da tecnologia em nuvem mais econômico. Como soma produtividade ao expediente de trabalho, gera uma espécie de economia em escala — é possível fazer mais com a mesma base de recursos, o que beneficia o orçamento.

Outra redução de custos está na menor demanda pelo suporte do TI. Todas as atualizações do sistema são feitas pelo fornecedor da tecnologia, remotamente, sem precisar sobrecarregar o setor de TI. Isso resulta em uma organização mais “enxuta”.

Por fim, ainda é preciso destacar que a tecnologia em nuvem é comumente alugada (seu modelo é de software como serviço) e não comprada, o que gera economia e não deixa o RH preso ao sistema. Se estiver insatisfeito, pode simplesmente trocar.

4. Maior compromisso do fornecedor

Como explicado, o software em nuvem não é comprado. Ele é alugado e pago mês a mês. Por essa razão, seu modelo é chamado de SaaS (Software as a Service), que significa software como serviço, em português. Esse modelo exige mais do fornecedor.

Nesse caso, o RH não estará realizando uma transição financeira, mas iniciando um relacionamento que poderá durar anos. O fornecedor do software como serviço estará sempre presente, por exemplo, para eliminar duvidas ou atualizar o sistema.

Isso significa que o software de seleção em nuvem demanda um fornecedor mais comprometido, presente e disposto a ajudar seu cliente a obter melhores resultados. Em alguns casos, pode até dar feedbacks que melhorem o processo de contratação.

5. Segurança nos dados e informações

Softwares tradicionais oferecem uma segurança muito abaixo do desejado. Todos os arquivos de recrutamento e seleção, bem como dos candidatos à vaga, ficam salvos no computador da empresa, muito mais desprotegido e inseguro.

Uma queda de energia, por exemplo, pode danificar o computador e as informações até então disponíveis. Um incêndio poderia eliminar por completo os dados. Já alguém mal-intencionado, poderia furtar os arquivos estratégicos ao RH.

Informações em nuvem resistem a todas essas hipóteses. Isso porque os dados ficam salvos em servidores fora da empresa e garantidos por altos níveis de segurança. Já as informações, só podem ser acessadas com o login e senha dos gestores autorizados.

Como escolher o software de recrutamento e seleção?

Com certeza, a operação em nuvem deve ser o primeiro requisito. Se você quer um RH mais moderno e produtivo, não adianta apostar em tecnologias do passado. A nuvem é a forma mais ágil, segura e atual de liderar processos de recrutamento e seleção.

Outra dica importante é ter atenção à reputação do sistema e do seu fornecedor. O que os atuais usuários falam do software? Quais são os casos de sucesso? Busque essas e outras informações, assim poderá decidir com maior grau de acerto.

Por fim, busque por um sistema dedicado exclusivamente à contratação. É provável que suas soluções sejam mais bem pensadas e que ele atenda todas as demandas do RH.

Como você pode observar, há uma série de vantagens relacionadas ao software de recrutamento e seleção na nuvem. Ele soma mobilidade ao profissional de RH, gera maior produtividade, reduz custos e a insegurança, além de demandar o maior compromisso do seu fornecedor. Mas, claro, tenha atenção para fazer a melhor escolha.

Gostou do nosso artigo, correto? Aproveite para entrar em contato conosco e conhecer as soluções que separamos especialmente para você. Vamos lá!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados