5 dicas para divulgar vagas e encontrar bons candidatos

Imagem de capa do post 5 dicas para divulgar vagas e encontrar bons candidatos
Imagem conheça o Compleo

É essencial atrair e contratar talentos para se obter bons resultados. No entanto, essa tarefa está cada vez mais difícil. Em nível mundial, 38% dos empregadores possuem dificuldades na contratação, um número que reforça a importância de saber como divulgar vagas em aberto para encontrar os melhores candidatos.

Nessa etapa, estratégias como o uso de softwares de RH, redes sociais e construção da marca empregadora são cada vez mais úteis. Pensando nisso, elaboramos um guia especialmente para você. Nele, você vai conhecer 5 dicas para divulgar vagas e fisgar profissionais talentosos.

Continue acompanhando nosso artigo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Arquitete uma marca empregadora

conceito de marca empregadora ainda é relativamente novo no Brasil. Consiste na construção de uma imagem, a nível interno e externo, com o intuito de atrair e reter profissionais talentosos. É, também, uma das melhores formas de divulgar vagas e otimizar todo o processo seletivo.

Uma forte marca empregadora atua como um ímã, potencializando os anúncios de vagas que precisam ser ocupados e chamando a atenção de profissionais acima da média. Não por acaso, empresas como Itaú, Natura e AmBev investem com veemência nesse conceito.

A construção da marca empregadora, no entanto, é um processo composto por diferentes etapas. Em primeiro lugar, é preciso conhecer o público-alvo, isto é, os talentos que deseja atrair. Procure saber qual a faixa etária, nível de formação e os principais meios de informação, entre outros dados. Assim, é possível agir com eficácia.

Também é importante construir a proposta de valor ao empregado, abreviada para EVP (Employee Value Proposition). Essa proposta consiste na oferta de induzimentos — como benefícios complementares, plano de carreira e salário competitivo — que despertem o interesse dos candidatos.

2. Use as redes sociais a seu favor

O uso das redes sociais é cada vez maior, mas não apenas como uma ferramenta de bate-papo. Diversos setores de RH utilizam o meio para anunciar as vagas disponíveis, assim como estabelecer o primeiro contato com os profissionais.

No entanto, é quase impossível “alimentar” as dezenas de redes sociais com periodicidade e qualidade. Logo, faz-se necessário entender quais são mais usadas pelo público que deseja atrair. Assim, é recomendado definir apenas duas ou, no máximo, três redes sociais para usar continuamente.

O Instagram, por exemplo, é predominado por jovens adultos, com idade de 18 a 30 anos. O Snapchat conta com adolescentes e jovens adultos, com até 25 anos. O LinkedIn, por sua vez, atrai um público com idade entre 30 e 45 anos.

É muito importante contar com a ajuda do setor de marketing ou comunicação corporativa para criar peças para as redes sociais e chamar a atenção dos talentos no mercado de trabalho. É certo que as redes sociais trazem diversos ganhos na contratação de candidatos, porém, dá trabalho fazer bem-feito.

3. Crie anúncios atrativos para o perfil que busca

Outra forma de potencializar os resultados é criar anúncios que sejam atrativos e completos para os talentos. Pense no anúncio como uma forma de “vender o peixe” da empresa, então, deve ser o mais atraente possível.

Há diversas práticas para criar anúncios atrativos. Primeiramente, pare de replicar o que os outros já fazem. Falar apenas das competências (conhecimentos, habilidades e atitudes) exigidas ao ocupante do cargo não é nenhum diferencial. Pelo contrário: é enfadonho e não seduz os jovens profissionais.

Comece explicando a razão de a empresa ser um bom lugar para trabalhar e construir uma carreira. Fale que há um modelo de liderança pelo exemplo, recompensas pelos resultados apresentados e um propósito verdadeiro por trás de todo o trabalho. Tudo, obviamente, deve ser verdade.

Só depois fale da vaga. Informe apenas as principais competências que seu ocupante deverá possuir, evitando que o anúncio fique longo demais. Logo, será possível engajar os candidatos e obter um maior número de inscritos.

4. Torne os atuais funcionários embaixadores da empresa

Uma importante estratégia é usar os atuais empregados como embaixadores da marca, ou melhor: verdadeiros promotores. Com isso, será possível potencializar tanto a marca empregadora quanto os anúncios e engajar mais gente capacitada.

Existem diversas medidas para transformar os funcionários em embaixadores. Solicite, por exemplo, que um deles escreva um post sobre sua experiência na empresa — como foram seus primeiros dias, como cresceu e superou desafios. Depois, compartilhe o conteúdo nas redes sociais ou no blog da empresa.

Há diversos outros conteúdos que podem ser criados e compartilhados, tais como: fotos, vídeos ou podcasts. Aproveite para contar mais sobre a empresa e mostrar os benefícios — em termos financeiros e de bem-estar — de atuar nela.

Entendendo o potencial de criar conteúdo para anunciar vagas em aberto e atrair talentos, as empresas mais modernas induzem os profissionais do mercado para que assinem a newsletter e recebam periodicamente novidades sobre aquelas posições, depoimentos dos profissionais e mais informações da própria empresa.

5. Conte com um bom software de RH

Finalizando, é importante considerar o uso de softwares para intensificar a divulgação das vagas e as demais etapas do processo seletivo. Aqui, é necessário lembrar que a atração de talentos é apenas a primeira etapa e que existem muitas outras que precisam ser conduzidas com excelência.

Um bom sistema pode ajudar, por exemplo, a divulgar as vagas disponíveis nas diversas redes sociais e páginas de trabalho (Catho, Infojobs, Indeed, etc.). Assim, é possível centralizar o controle e obter melhores resultados operacionais.

Usar um bom software traz, ainda, outros benefícios como: veicular vídeos institucionais no site de carreiras da empresa com maior facilidade; criar campanhas de indicações e referências; importar dados das redes sociais e monitorar, em tempo real, os resultados obtidos no recrutamento.

A verdade é que a gestão de pessoas, em especial o processo de recrutamento e seleção, demanda cada vez mais por soluções tecnológicas. É por isso que, hoje, é possível realizar entrevistas e testes à distância, atuar de forma preditiva na análise de dados, bem como digitalizar diversos processos de RH.

Agora você entende como divulgar vagas e encontrar bons talentos, certo? Pois, então, aproveite para multiplicar esse conhecimento com seus amigos compartilhando este post em suas redes sociais.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados