5 dicas de tecnologia para melhorar a gestão de pessoas

Você quer diminuir o tempo gasto nas suas tarefas, mas não quer perder em qualidade. Além disso, quer mostrar mais resultados para os gestores e posicionar a gestão de pessoas de forma estratégica. A automatização dos seus processos pode resolver esses problemas — e muitos outros! Aprenda como utilizar a tecnologia a seu favor e potencializar seus resultados.

A tecnologia está mudando a forma como você se relaciona com o mundo ao seu redor — e isso inclui o ambiente de trabalho. E essas transformações podem trazer diversos benefícios, melhorando a competitividade da sua empresa no mercado. Descubra agora quais as vantagens da utilização da tecnologia na sua gestão de pessoas!

Benefícios do uso da tecnologia

Sua equipe pode estar gastando muito tempo em processos operacionais. Esses processos incluem a organização da folha de pagamentos ou análise de dados da avaliação de desempenho, por exemplo. Com isso, eles podem não ter tempo para focar na melhoria dos processos e correm o risco de ficarem sobrecarregados.

Quando você não investe na utilização da tecnologia, seus colaboradores ficam menos disponíveis para focar no planejamento de ações mais estratégicas — e são exatamente elas que geram resultados reais para a sua empresa.

Ao automatizar o setor de gestão de pessoas, seus colaboradores poderão concentrar seus esforços no que realmente importa. Isso aumenta a produtividade da sua equipe e melhora os resultados gerados para a empresa como um todo.

Além disso, a automatização de processos melhora o fluxo de informação e de comunicação dentro da empresa, permitindo que todos os envolvidos tenham acesso às informações em tempo real e de qualquer lugar. Além disso, ela diminui a incidência de erro humano gerado por inserção de dados de forma manual.

Como automatizar a gestão de pessoas

Porém, ao pensar em automatizar o seu RH, você pode ter dificuldades em escolher as melhores ferramentas. Também pode não ter muito claro como utilizá-las na sua empresa e quais processos podem ser automatizados.

Veja algumas dicas de onde utilizar a tecnologia na gestão de pessoas para obter melhores resultados!

1. Faça videoconferências

Existem diversas ferramentas de videoconferência disponíveis no mercado. A maioria delas são gratuitas e de fácil utilização. Elas permitem que você se reúna com a sua equipe de qualquer lugar e no momento mais apropriado. Além de diminuir os custos e desgaste com o deslocamento, possibilita reuniões mais pontuais e efetivas.

Além disso, você pode utilizar essas ferramentas no seu processo de recrutamento e seleção. Invista em entrevistas por videoconferência. Além de agilizar o processo, viabiliza que os gestores participem das entrevistas e acompanhem o processo mais de perto.

2. Crie uma rede social interna

Existem diversas ferramentas que proporcionam novas formas de interagir com os seus colaboradores. Você pode utilizá-las para divulgar informações internas e status sobre as metas de cada um dos setores da sua empresa, por exemplo.

Com isso, você possibilita um maior alinhamento dos seus colaboradores com a organização. Além do mais, aumenta o sentimento de pertencimento dos seus funcionários, que ficam mais inteirados do que está acontecendo na empresa como um todo e do status das suas metas.

Essas ações também facilitam o endomarketing e melhoram satisfação dos funcionários com a empresa, pois além de gerar maior interação, como ressaltado,  contribui para o reconhecimento das metas atingidas.

3. Acompanhe os processos em tempo real

Ferramentas de acompanhamento de processos internos e projetos geram mais clareza sobre o que está acontecendo dentro do seu setor de RH. Nelas, você pode acompanhar cada passo do processo, as datas previstas de entrega e o responsável. Com isso, é possível acompanhar de perto o andamento das tarefas e prever possíveis atrasos antes do fim do projeto.

Um exemplo disso é a utilização dessas ferramentas no recrutamento e seleção. Separando o processo em pequenos passos com prazos bem definidos, você acompanha melhor seu andamento e consegue intervir caso haja atraso de uma das etapas, evitando o atraso da seleção no geral.

4. Capacite a distância

Capacitar os seus funcionários é essencial para seu desenvolvimento dentro da empresa. Invista em plataformas de ensino a distância para treinar sua equipe de colaboradores. Nelas você encontra diversos treinamento, tanto gratuitos quanto pagos, para desenvolver seus colaboradores.

Você pode, inclusive, criar uma plataforma única na sua empresa com treinamentos que podem ser vistos de qualquer lugar e a qualquer momento. Inclua treinamentos básicos para os novos funcionários, além de capacitações técnicas para os antigos se atualizarem.

Dessa forma, você promoverá o desenvolvimento da equipe, focando nas necessidades de cada um e  investe nas competências necessárias para a realização das suas tarefas, economizando com treinamentos presenciais. Além disso, eles podem escolher o melhor momento para realizar os treinamentos, o que dá mais autonomia para os colaboradores.

5. Invista em Big Data

Big Data é uma forma de recolher e armazenar grande quantidade de dados e analisá-los em busca de informações que facilitarão a tomada de decisão na sua empresa. Essa ferramenta permite que você tome decisões mais acertadas em diversos processos da gestão de pessoas.

O uso do Big Data permite que você mapeie talentos, tanto dentro quanto fora da sua empresa, reconhecendo com mais clareza os colaboradores que estão mais engajados e motivados, e melhorando sua produtividade ainda mais. Isso também é útil de modo que você identifique talentos para cargos antes mesmo de abrir um processo de recrutamento e seleção.

Além disso, você pode analisar informações sobre os membros que deixam a empresa. Dessa forma, consegue identificar as variáveis que geram o desligamento de funcionários. Intervir nessas variáveis vai diminuir o seu índice de turnover e o gasto com demissões e novas contratações.

Com essas dicas, esperamos que você esteja preparado para automatizar seus processos e melhorar a produtividade da sua equipe. Assim, sua gestão de pessoas se torna mais estratégica e você gera mais resultados para a empresa. Além disso, você aumenta a produtividade dos seus colaboradores. E para não perder nenhuma dica de como melhorar o seu setor de RH, assine nossa newsletter agora mesmo e receba nossos conteúdos em primeira mão!

About

Leave Comment